Topo

Mauricio Stycer

CNN Brasil vai exibir o cultuado programa do chef Anthony Bourdain

O então presidente Barack Obama toma uma cerveja com Anthony Bourdain, em Hanói, no Vietnã, em 2016 - Divulgação / CNN Brasil
O então presidente Barack Obama toma uma cerveja com Anthony Bourdain, em Hanói, no Vietnã, em 2016 Imagem: Divulgação / CNN Brasil

Colunista do UOL

17/08/2020 12h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As viagens de Anthony Bourdain (1956-2018) aos mais improváveis cantos do planeta em busca de sabores locais vão ganhar embalagem em português. A CNN Brasil está anunciando que adquiriu os direitos de exibição das 12 temporadas de "Anthony Bourdain: Parts Unknown", um dos programas de culinária mais cultuados da televisão.

Ainda sem data confirmada, mas previsão para as próximas semanas, dentro do que chama de sua programação de "soft news", a versão brasileira contará com a apresentação do brasileiro André Mifano, chef do restaurante Lilu, em São Paulo. O programa vai preservar a narração original de Bourdain, em inglês, com legendas, mas será dublado nas demais passagens.

Basta assistir a um episódio para compreender por que a CNN americana apostou em Bourdain. O programa de fato sempre misturou gastronomia com informação. Um dos episódios célebres mostrou o encontro do apresentador com o então presidente americano Barack Obama em um bar em Hanói, no Vietnã, em 2016.

A CNN Brasil promete exibir todos os 95 episódios no país. A produção foi indicada 22 vezes ao Emmy e ganhou sete prêmios.

Bourdain construiu uma sólida carreira no mundo da gastronomia antes de fazer sucesso na TV. Ele trabalhou em diversos restaurantes nos Estados Unidos e ocupou, por mais de uma década, o posto de chef executivo do Les Halles, um dos bistrôs mais celebrados de Nova York.

Com base na sua experiência prática, escreveu em 1999 um texto na "New Yorker" intitulado "Não coma antes de ler isto". O artigo foi o ponto de partida para que escrevesse o best-seller "Cozinha Confidencial".

No início dos anos 2000, começou a atuar como apresentador, mas sempre com um olhar que ia além da gastronomia e alcançava o jornalismo e a crítica social.

Contratado pela CNN Brasil para apresentar o programa de Bourdain, André Mifano abriu seu primeiro restaurante, o Vito, em 2008. Em 2015, tornou-se um rosto conhecido do público como um dos integrantes do "The Taste Brasil", no canal GNT.

Em 2017 foi eleito chef do ano em São Paulo por seu trabalho à frente do restaurante Lilu. Neste ano, lançou o documentário "Em busca da Essência na Cozinha".