Veja como os protocolos de segurança da Globo afetam a gravação de novelas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um documento de 20 páginas, intitulado "Protocolo de retomada das atividades", detalha todas as medidas adotadas pela Globo antes de voltar com as gravações em seus estúdios na última semana. São determinações que restringem situações básicas, tornando mais complexo e demorado o trabalho.
A coluna teve acesso a versão 3 do documento, atualizado em julho de 2020. A primeira parte, intitulada "regras gerais", estabelece que todo funcionário ou colaborador precisa assinar um termo se comprometendo a usar máscara dentro da emissora e informar caso tenha contato com qualquer pessoa contaminada pela covid-19. Pessoas que venham a testar positivo para a doença são afastadas por 21 dias.
O documento chega ao ponto de detalhar que "está terminantemente proibido o uso de máscara com qualquer manifestação política ou de conteúdo lascivo dentro dos Estúdios Globo".
Na parte dedicada aos cuidados na pré-produção de conteúdo (teledramaturgia ou variedades), as determinações são para não realizar cenas que envolvam aglomeração. Também estão suspensas gravações externas e viagens, salvo exceções analisadas pela direção. A prioridade são as cenas gravadas em estúdio ou cidades cenográficas.
O documento pede para restringir a participação de elenco do grupo de risco e crianças, além do uso de figuração. "Usar efeitos visuais, sempre que possível, para diminuir o risco das nossas gravações", diz o texto.
No caso específico da dramaturgia, pede-se a restrição de cenas com contato físico, bem como de cenas complexas (para reduzir o número de pessoas no set). Também se recomenda restringir o número de planos gravados, evitando repetir muitas vezes a mesma cena. Desta forma, a permanência de todos no estúdio é mais curta.
Os atores devem realizar a própria maquiagem, utilizando material fornecido pela Globo. Da mesma forma, os atores devem colocar os seus próprios microfones "sempre que possível".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.