Mesmo com erros primários e emendas ruins, A Fazenda festeja melhor semana
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Aconteceu de tudo esta semana na "Fazenda". Erros grosseiros, crise mal administrada, choro do apresentador ao vivo, mas também recordes de audiência e novos patrocinadores.
Os problemas da Fazenda começaram na terça-feira (27), com a divulgação de uma mensagem para Mirella, por meio de um carro de som, falando para ela se afastar de Biel e Juliano e se aproximar de Stéfani. Foi um choque, pelo potencial de prejudicar o entretenimento, mas os problemas que ocorreram em seguida foram tão mais graves que o carro de som logo foi esquecido.
Ainda na terça, mas à noite, Biel transmitiu informações para Victoria durante a formação da roça, o que é proibido. A direção do programa subestimou o impacto da situação, que foi descarada, e não fez nada na hora. Só no dia seguinte, à tarde, tomou uma atitude, cancelando o poder de Biel.
Na noite de quarta (28), outra confusão. Desta vez um erro primário da produção. Erraram na contagem de pontos da prova e Jake foi coroada fazendeira embora tivesse menos pontos que Tays.
Na quinta (29) à tarde, a direção anunciou que a roça estava suspensa. Decisão demorada, mas correta.
A emenda foi ruim, porém. A prova foi refeita à noite e, em seguida, houve votação para eliminar um peão. O público teve apenas uma hora para votar. Segundo a Record, foram incríveis 400 milhões de votos, 111 mil por segundo. Ok. Vamos acreditar.
Na terça-feira, Mion anunciou a chegada de um banco como novo patrocinador do programa. No dia seguinte, A Fazenda bateu seu recorde de audiência e venceu a Globo pelo incrível placar de 18 a 13 pontos. Na quinta-feira, foi novamente líder de audiência, com média de 17 pontos, em São Paulo. Os intervalos comerciais estão cada vez maiores, o que é ótima notícia nos dias de hoje.
A noite de quinta foi a mais tensa. A emissora apresentou solução capenga para o erro cometido na quarta. Os três participantes que tiveram que refazer a prova estavam bem abalados. Mion estava tenso também. E, após ver o estado de Tays, Lipe e Jake, o apresentador chorou ao vivo, pedindo calma para o diretor Rodrigo Carelli.
Todas essas confusões colocaram mais luzes sobre A Fazenda nesta semana excepcional. O programa está no seu melhor momento em muitos anos. Erros tão graves não deveriam acontecer, mas uma vez que ocorreram, a direção precisa agir - e agiu. Não foi da melhor maneira, no caso do erro da prova do fazendeiro. Mas se mexeu, reagiu, buscou solucionar o problema.
Esta não é a primeira temporada em que "A Fazenda" comete erros crassos. Mas poucas vezes o programa foi tão transparente quanto está sendo este ano. O engajamento nas redes sociais nunca foi tão intenso, o que funciona como forma de pressão. Os interesses comerciais também falam alto, estimulando uma pronta reação.
Em termos de audiência, há muitos anos a Record não embalava numa sequência tão positiva com um mesmo programa. A meta agora é alcançar os 20 pontos. Será que chega lá?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.