Topo

Mauricio Stycer

Equipe da Globo em Florianópolis é atacada por banhistas ao gravar na praia

Colunista do UOL

02/11/2020 13h48Atualizada em 02/11/2020 16h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma equipe da NSC, afiliada da Globo em Santa Catarina, foi agredida por banhistas na praia do Campeche, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (02).

A repórter Barbara Barbosa e o repórter cinematográfico Renato Soder estavam registrando a presença de banhistas na orla, em descumprimento a legislação da cidade, que permite o banho de mar, mas proíbe a permanência na areia.

As imagens mostram que, entre os integrantes do grupo que ameaçou os profissionais, pelo menos dois banhistas tentaram arrancar o equipamento e o celular deles. Quase todos estão sem máscara.

Em nota, a a emissora afirmou que "o ataque e a agressão à equipe da NSC, nesta segunda-feira, na Praia do Campeche, são uma tentativa de impedir o trabalho da imprensa, de levar os fatos ao conhecimento público - o que é garantido pela Constituição Federal".

O ataque também foi repudiado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão e pela Associação Catarinense de Imprensa (veja mais aqui).

Outros ataques recentes

Ataques a jornalistas têm se intensificado no Brasil, o que é muito preocupante. Este é o quarto que ocorre num intervalo de menos de uma semana.

Na última quinta-feira (29), uma equipe da TV Integração, afiliada da Globo no interior de Minas Gerais, foi agredida no município de Prata (região do Triângulo Mineiro) enquanto entrevistava funcionários do Pronto Atendimento de Saúde Municipal (PAM) a respeito de denúncias de moradores sobre as condições do local.

Na mesma semana, Romano dos Anjos, apresentador do programa "Mete Bronca", da TV Imperial, afiliada da RecordTV em Roraima, foi sequestrado dentro de sua própria casa e encontrado um dia depois, com múltiplas fraturas nos braços e pernas.

E o jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, divulgou que foi vítima de ofensas homofóbicas, racistas e xenofóbicas por meio das redes sociais. O apresentador do Em Pauta publicou as mensagens recebidas de um internauta, ocultando apenas os xingamentos mais pesados.