Segundo turno começa com debate civilizado entre Covas e Boulos na CNN
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Começou bem o segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo. O debate entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) na CNN Brasil chamou a atenção pelo tom moderado dos dois candidatos, pela ausência de ataques pessoais e pela apresentação de visões distintas sobre temas fundamentais.
Houve, é claro, uma ou outra ironia de parte a parte. Mas, ao longo de mais de 90 minutos de debate, os candidatos não se ofenderam nem apelaram a nenhum golpe mais baixo.
O formato proposto pela CNN favoreceu a exposição de ideias. Em dois blocos, questionados pelo canal, Covas e Boulos tinham quatro minutos cada um para responder. Eles podiam administrar este tempo com a opção de interromper o raciocínio e transferir a palavra para o rival uma vez, retomando posteriormente.
Em dois blocos, os candidatos fizeram perguntas um ao outro tendo dois minutos e meio para responder, mais um minuto de tréplica - também um bom tempo para desenvolver os temas propostos.
O debate teve o mérito de expor as visões claramente diferentes de Covas e Boulos sobre saúde, educação, habitação, Cracolândia, combate à covid-19, orçamento, parcerias público-privadas etc.
Monalisa Perrone foi uma moderadora discreta, quase burocrática. Não precisou intervir em nenhuma situação e não fugiu do roteiro em momento algum. Rigorosa no controle do tempo, a direção do programa tirava o som do microfone dos candidatos, deixando-os falar sem que fossem ouvidos ao final do tempo determinado.
A moderadora informou que o canal tomou todas as medidas de segurança necessárias, mas não mostrou, em momento, a disposição dos três (Covas, Boulos e Monalisa) no estúdio. A imagem no alto, distribuída pelo canal, mostra como eles ficaram durante o encontro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.