Topo

Mauricio Stycer

Ainda sem substituto definido, Zorra deu adeus rindo de Bolsonaro e haters

Fernando Caruso imitou presidente Bolsonaro no último "Zorra": "O melhor presente (de Natal) que eu ganhei, por incrível que pareça, veio da Globo: foi o fim do "Zorra Total"." - Reprodução
Fernando Caruso imitou presidente Bolsonaro no último "Zorra": "O melhor presente (de Natal) que eu ganhei, por incrível que pareça, veio da Globo: foi o fim do 'Zorra Total'." Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

09/12/2020 18h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Anunciado em 15 de outubro, o fim do "Zorra" levou à montagem de uma equipe para a criação de um programa destinado às noites de sábado da Globo em 2021. Como a emissora divulgou na época, este novo projeto, supervisionado pelo roteirista Antônio Prata, conta com autores que escreviam para "Fora de Hora", "Zorra" e "Escolinha do Professor Raimundo".

Como a coluna informou naquela ocasião, além do "Zorra", também foram cancelados outros programas criados ou desenvolvidos na gestão de Marcius Melhem como coordenador de humor da Globo: "Fora de Hora", "Escolinha" e o quadro "Isso a Globo Não Mostra".

A novidade mais recente foi a decisão de também não produzir este ano a retrospectiva "A Gente Riu Assim", exibida em 2018 e 19.

Melhem deixou a Globo em agosto e, desde então, muitas especulações têm corrido sobre quem será o novo coordenador de humor da emissora. O nome mais citado é o de Antônio Prata, mas vários outros são mencionados ou especulados como de "candidatos" ao cargo.

Prata está desenvolvendo um projeto próprio e também está supervisionando, como revelou a jornalista Cristina Padiglione, a criação da sitcom "Encantado´s", escrita por duas novas autoras, Renata Andrade e Thais Pontes, ambientado no bairro do Encantado, na zona norte do Rio. Com 14 episódios, a série tem redação final de Chico Mattoso.

Fim do Zorra

O último episódio do "Zorra", exibido no sábado, trouxe a marca registrada do programa: crítica política e muita ironia, rindo inclusive do fim do programa.

Fernando Caruso, na sua imitação do presidente Jair Bolsonaro, comemorou o fim do "Zorra" ao abrir os presentes de Natal que recebeu: "Esse ano, o melhor presente que eu ganhei, por incrível que pareça, veio da Globo: foi o fim do 'Zorra Total'."

Sua secretária ainda o corrigiu: "Não tem mais Total". Ao que o presidente festejou: "Minha filha, agora não tem nem mais Zorra. Acabou o programa! Zorra Total! Total! Total! Acabou, porra!"

O último esquete do último "Zorra" trouxe o espectador que odeia o programa. Vivido por Antônio Fragoso, ele surgiu nesta temporada fazendo reclamações sobre o humorístico. "Vou ver para falar mal", avisou.

Neste sábado, o hater disse: "Acabou! Acabou mesmo? Último programa e tchau? Nunca mais? Consegui! Que alegria! Fora Zorra!" Em seguida, ele se arrepende e fala: "Eu amava odiar. Volta Zorra!"