Topo

Mauricio Stycer

Série exibe dramas, malandragens e escândalos de pilotos brasileiros na F-1

Nelsinho Piquet revela em "Brasil na Pista" bastidores da armação que protagonizou no GP de Cingapura, em 2008  - Reprodução
Nelsinho Piquet revela em "Brasil na Pista" bastidores da armação que protagonizou no GP de Cingapura, em 2008 Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

11/12/2020 05h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A participação de pilotos brasileiros ao longo de seis décadas na Fórmula 1 é o tema de um trabalho jornalístico de grande qualidade que estreia nesta sexta-feira (11) no canal Brasil. A série "Brasil na Pista", com roteiro e direção de Ernesto Rodrigues, apresenta em oito episódios de 40 minutos mais de 60 histórias protagonizadas por estes artistas do volante.

Rodrigues entrevistou cerca de 40 pessoas, entre pilotos, técnicos e jornalistas envolvidos com a F-1. Cada episódio agrupa um certo número de histórias impactantes, misturando dramas, escândalos, malandragens e gestos de heroísmo.

O primeiro episódio dá uma boa ideia do conteúdo de "Brasil na Pista". O programa fala dos perrengues dos pilotos brasileiros recém-chegados na Europa. Depois descreve a estreia de Emerson Fittipaldi e mostra como era um piloto equilibrado e eficiente, mas não especialmente brilhante.

Também conta como foi o treino que destruiu a carreira de Roberto Moreno por falta de força física para virar o volante na última curva. E reconstitui os bastidores da participação de Nelsinho Piquet e de seu pai em um dos maiores escândalos da história da Fórmula 1 - uma batida proposital por ordem do chefe da equipe, Flavio Briatore, no GP de Cingapura, em 2008.

Uma das histórias que mais me surpreenderam é contada no segundo episódio. Enrique Bernoldi e Roberto Moreno, em diferentes momentos, correndo por equipes com poucos recursos, relatam que eram obrigados a tirar o pé nos treinos para não se classificarem. As equipes ganhavam mais — ou gastavam menos — se eles não participassem das provas. É uma situação surreal que mistura pragmatismo e frustração.

A série vai ser exibida em ritmo de maratona. Nesta sexta, a partir das 18h50, o Canal Brasil exibe em sequência os primeiros quatro episódios. No sábado (12), no mesmo horário, os últimos quatro episódios. E no domingo (13), às 12h, um documentário de 130 minutos que tenta resumir o conteúdo da série.

"Brasil na Pista" fica disponível, a partir da estreia, no Globoplay + Canais ao Vivo.