Topo

Mauricio Stycer

Com Big Fone no Caldeirão, Globo vira "segunda tela" durante jogo no SBT

BBB 21: Arcrebiano atende Big Fone pela segunda vez - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Arcrebiano atende Big Fone pela segunda vez Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

30/01/2021 19h15Atualizada em 31/01/2021 17h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo não podia ter - e não teve - a pretensão de vencer o SBT em São Paulo com a exibição do "Caldeirão do Huck" durante a transmissão da final da Libertadores disputada por dois times paulistas.

A primeira matéria do Caldeirão, exibida ao longo de 40 minutos, foi uma reprise de 2016. Não pareceu a estratégia de quem queria vencer a concorrência.

A ideia de tocar o Big Fone do "BBB 21" três vezes durante o "Caldeirão" tinha a intenção de criar um ruído, chamar a atenção, para a emissora numa tarde de derrota anunciada.

E acho que foi uma ideia muito bem-sucedida. Os momentos do Big Fone não mudaram significativamente o Ibope da Globo. Mas, em matéria de engajamento, o "BBB" foi mais uma vez um sucesso. O programa foi assunto no Twitter durante toda a tarde.

Mais ainda que as redes sociais, a própria Globo foi a "segunda tela" de muitos espectadores esta tarde. Com um olho no jogo e outro no serviço de streaming da emissora, deu para acompanhar os dois programas.

Audiência do jogo

Dados prévios do Ibope em São Paulo entre 17h01 e 19h02 indicam que o SBT liderou com média de 24,7 pontos, contra 11,2 da Globo e 6,5, pontos da soma dos canais pagos. A Record marcou 3,5 de média, à frente da Band (2,4). O pico da transmissão, com 30,5 pontos, ocorreu no último minuto.

Esses números podem sofrer alteração na segunda-feira (01) quando a Kantar divulgar os dados consolidados de audiência.

Entre 17h01 e 19h02, 59,6% dos aparelhos de TV estavam ligados. É um crescimento significativo em relação ao sábado passado no mesmo horário, quando o total de ligados atingiu 54,3%.

A audiência neste horário, há uma semana, foi a seguinte: Globo - 14,3; soma dos canais pagos - 7,2; Record - 6,4; Band - 5,9; e SBT - 3,5.

Os 11,2 pontos do "Caldeirão" neste sábado representam uma queda na média em comparação às primeiras quatro semanas de janeiro. Mas a perda foi pequena. A saber: dia 23 - 13,2; dia 16 - 12,5; dia 9 - 13,6; e dia 2 - 13,5.