Topo

Mauricio Stycer

BBB 21: Saúde mental dos participantes é um tabu dentro de reality show

Colunista do UOL

01/02/2021 16h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A longa noite de Lucas Penteado, provocando desentendimentos com quase todos os participantes, foi o primeiro grande susto deste BBB 21. O caso teve inúmeros desdobramentos, mas pouco foi mostrado ao público que assiste ao programa na TV.

A Globo cortou neste domingo a menção feita por Projota de que Lucas procurou a psicóloga do BBB. Também não mostrou um diálogo forte do jovem ator com Karol Conká.

Ela o repreendeu pela confusão criada. Ele respondeu: "Esse sou eu, mano. Você tem noção?" Karol disse: "Você é assim? Então você tem que melhorar. Pode fazer as pessoas quererem tirar a própria vida de nervoso". E Lucas falou: "Eu já tentei tirar a minha também por saber que eu sou assim. Não tô no lugar de vitima. Eu erro pra caralho".

Em conversas também não exibidas pelo programa, Fiuk já falou que sofre de ansiedade, depressão e compulsão. Também já contou que foi diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Na mais recente edição da Fazenda, o estado emocional de Raissa também causou preocupação no público. A modelo contou que sofre de síndrome de borderline, um transtorno que afeta o humor e o comportamento da modelo. Ela toma medicamentos.

No BBB 20, causou preocupação o estado da cantora Gabi Martins. Ela revelou, chorando, que tomou remédios para enfrentar uma depressão em 2019 e parou de tomá-los antes de entrar no reality show.

Em 2013, em sua segunda participação num "BBB", Fani Pacheco teve crises de choro e afirmou que as alterações de humor estavam ocorrendo em função da falta de remédios que tomava antes de entrar no programa.

Sempre que é questionada a respeito, a Globo assegura que todos os participantes passam por avaliação médica antes de entrar no reality. E garante que existe acompanhamento 24 horas por dia para todos. A Record responde de forma semelhante e alega sigilo médico para não dar mais informações.

De acordo com as normas da Globo, os "brothers" entram no "BBB" cientes do que pode e do que não pode ser levado para o confinamento. Tudo é amplamente acordado entre a emissora e os selecionados.