Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo intensifica Operação Passa Pano para Karol com matéria no Fantástico

BBB 21: Karol Conká participa do café da manhã com Ana Maria Braga e diz que é "a nova Carminha" - Reprodução/TV Globo
BBB 21: Karol Conká participa do café da manhã com Ana Maria Braga e diz que é "a nova Carminha" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

26/02/2021 22h11Atualizada em 27/02/2021 13h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo começou a divulgar no início da noite desta sexta-feira (26) uma entrevista com Karol Conká como atração do "Fantástico" no domingo (28). Pelo tom da chamada, vem aí uma matéria amena, na qual a cantora fala dos planos de fazer um novo disco.

"Claro que a gente falou um pouquinho de 'BBB', mas também de futuro", explica a repórter Ana Carolina Raimundi na chamada divulgada. "Plano imediato, você tem algum?", ela pergunta. E entre risos das duas, Karol responde: "Escrever um livro: 99 coisas que eu aprendi".

Neste sábado (27), o colunista Leo Dias revelou que Karol também gravou uma participação no "Domingão do Faustão". A gravação ocorreu na sexta-feira e, segundo o colunista Fefito, do UOL, a emissora montou uma operação especial para evitar que a rapper sofresse assédio nos bastidores e também preservar a surpresa de sua presença no dominical.

Como escrevi algumas vezes nas últimas semanas, a Globo se assustou com o impacto negativo que o "BBB" teve sobre Karol e sua carreira.

A cantora falou barbaridades, ofendeu diversos participantes, manifestou preconceitos, estimulou intrigas, mentiu, tripudiou dos adversários e promoveu o que, na visão de muitos, se caracterizou como terror psicológico.

Enquanto fazia das suas dentro do programa, aqui fora sua imagem e carreira derreteram. A sua participação em dois festivais foi cancelada, um programa na TV que apresentaria no GNT teve a estreia suspensa, os seus seguidores nas redes sociais começaram a abandoná-la e o interesse por suas músicas nas plataformas de streaming balançou.

A Globo teve o cuidado, ainda durante o reality show, de atenuar o impacto negativo da participação de Karol evitando mostrar na TV aberta os trechos mais pesados das coisas que fez e disse. Também transformou a vilã numa personagem cômica do programa, buscando atrair alguma simpatia e leveza para os seus gestos.

Após ser anunciada a sua saída do "BBB 21" com 99,17% dos votos, na terça-feira (23), a Globo exibiu um inédito intervalo comercial. Muita gente acredita que tenha sido para "preparar" Karol para o seu encontro com Tiago Leifert ao vivo. A Globo nega.

O programa de terça-feira bateu recorde de audiência e despertou interesse comercial acima da média, abrindo espaço para mais um bloco de publicidade. Já Karol, entrou para a história do reality show como a campeã de rejeição em todas as 21 edições.

Desde então, ela já passou por uma romaria dentro da empresa. Ainda na noite de terça-feira, falou com a ex-BBB Ana Clara para um programa do canal digital do grupo. Neste encontro não foi exibido, como de hábito, o perfil da cantora no Instagram, evitando expor a perda de seguidores que teve. Segundo a apresentadora, a cantora mereceu "tratamento igual" a outros entrevistados.

No dia seguinte, ela foi recebida por Ana Maria Braga, no "Mais Você", ajudando o programa a bater recorde de audiência. Uma frase bem-humorada que disse ("Sou a nova Carminha") foi o destaque.

Na quarta-feira, esteve no Multishow, sendo sabatinada por Bruno de Luca e Viviam Amorim, nitidamente contidos e evitando piadas que sempre fazem nestas entrevistas.

Em todos estes encontros, a cantora foi questionada sobre a sua participação no "BBB" de forma educada. Não houve, o que é compreensível, nenhum questionamento mais pesado, cobrando Karol pelo que fez e falou durante o reality show. A entrevista domingo no "Fantástico", tudo indica, vai pelo mesmo caminho.

O "derretimento" da imagem de Karol dentro do "BBB" provocou dois problemas para a Globo. O primeiro, mais imediato, foi o impacto sobre os patrocinadores, que se assustaram com a péssima repercussão do programa. Na terça, a Amstel chegou a patrocinar uma ação comercial no Twitter pedindo "empatia" e condenando o "cancelamento".

O segundo, de médio prazo, foi sobre outros famosos que cogitavam um dia participar do reality show. Ninguém, em sã consciência, vai querer entrar numa aventura que pode causar o que aconteceu com a cantora.

Não acho que a emissora esteja agindo assim por ter algum "compromisso" com a cantora. Mais do que ajudar Karol, acredito que essa Operação Passa Pano busca apresentar uma imagem melhor do BBB e da Globo junto ao público, ao mercado e à classe artística.