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Mauricio Stycer

REPORTAGEM

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BBB usa paredão falso para fortalecer Globoplay, mas serviço falha de novo

Após paredão falso, Carla Diaz volta para casa do BBB 21 vestida de dummy - Reprodução/Globo
Após paredão falso, Carla Diaz volta para casa do BBB 21 vestida de dummy Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

11/03/2021 15h02Atualizada em 11/03/2021 16h34

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No dia 9 de março de 2018, a aguardada volta de Gleici do paredão falso do "BBB 18, exibida ao vivo pela Globo, rendeu ao reality show a maior audiência da temporada até aquele momento. "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta", disse ela, na noite que rendeu ao programa média de 32,4 pontos no Ibope, em São Paulo.

O resultado era esperado em função do ótimo "gancho" criado pela direção do programa.

Ao reeditar o paredão falso no "BBB 21", a principal novidade foi a decisão de marcar a volta de Carla Diaz não para o período da noite, mas para o dia. Desta forma, criou-se um "gancho" de audiência não para a televisão, mas para a plataforma de streaming.

O Globoplay, porém, não aguentou o volume de assinantes que quiseram assistir o retorno da atriz ao vivo. Mais uma vez, a plataforma falhou e saiu do ar, atrapalhando a experiência de milhares de pessoas.

Em entrevista ao UOL, há duas semanas, Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais, e Raymundo Barros, diretor de tecnologia, explicaram que este problema foi apelidado internamente de "rajada". Ele também ocorre à noite, quando o programa da TV termina, e muita gente tenta ao mesmo tempo acessar o Globoplay.

Os executivos observaram que o volume de acessos no "BBB 21" foi surpreendente. O programa já começou com um consumo de streaming superior ao melhor resultado do "BBB 20". Esse sucesso inesperado teria sido a razão das falhas.

"Nosso problema não é sustentar milhões de pessoas na plataforma. O problema mais crítico é o suporte à rajada. É você ter no mesmo minuto, quando sobe o crédito na TV, milhões de pessoas acessando a plataforma simultaneamente", disse Barros.

"Claro que estamos preparados para isso, mas não abrimos o programa preparados para a dimensão de migração de audiência que passamos a ter este ano", acrescentou o executivo me mostrando um gráfico que expõe a "rajada" - o número de pessoas tentando entrar no Globoplay salta de 300 mil para 600 mil em um minuto.

A justificativa faz sentido, segundo especialistas ouvidos pelo UOL, que preferiram não se identificar. Mas sinaliza não apenas que houve um erro de cálculo, mas também, possivelmente, uma economia de gastos.

Outra hipótese seria a existência de uma falha de tecnologia no projeto da plataforma, uma situação ainda mais complexa do que o problema de capacidade de atender a demanda.

No início da tarde, no Twitter, o Globoplay publicou uma mensagem confirmando a existência de problemas, mas não se desculpou com os assinantes:

"Minha plataforma apresentou uma instabilidade momentânea nessa manhã. O time já estava ligado no problema e começou a trabalhar para solucionar o mais rápido possível. O sinal já está normalizado."

Globo diz que demanda foi "um ponto fora da curva"

Procurada, a Globo enviou uma nota em que mais uma vez credita o problema ao excesso de demanda e pede desculpas aos usuários. Veja abaixo:

Houve uma queda no serviço de conteúdos ao vivo do Globoplay na manhã desta quinta-feira, com duração de 15 minutos, como efeito de um grande números de acessos simultâneos às câmeras do BBB. Em ocasiões onde há um pico extraordinário de pessoas entrando ao mesmo tempo na plataforma em um intervalo muito curto de tempo, acontece o que chamamos de efeito rajada, efeito sem soluções de mitigação prontas no mercado. O problema afetou quem tentava acessar as câmeras ou trocar de canal. Quem já estava assistindo ao conteúdo não foi afetado.

O Globoplay pede desculpas pelo inconveniente, reconhecendo o sentimento de frustração dos assinantes. Desde o início do BBB foram tomadas mais de 100 ações para reforço de resiliência dos serviços das câmeras 24 horas. Nossas monitorações internas nas últimas semanas mostram que os picos de demanda vinham sendo absorvidos com um mínimo de falhas. O evento de hoje, infelizmente, é o que costumamos chamar de um ponto fora da curva.

Reforçamos que a Globo está comprometida em oferecer um conteúdo e uma experiência de qualidade para o seu público em todas as plataformas, e vem conseguindo solucionar este problema em grande parte dos casos, reconhecendo as falhas com transparência quando elas ocorrem.