Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
RedeTV! insiste no desserviço de transformar combate à covid em Fla-Flu
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Entre as novidades de sua nova grade noturna, a RedeTV! criou o "Agora Com Lacombe", um programa jornalístico de uma hora, apresentado por Luis Ernesto Lacombe, às quintas-feiras, às 23h30.
A emissora promete quatro formatos diferentes, um a cada semana. O da estreia, nesta quinta (15), foi o "Fogo Cruzado", que teve a intenção de promover "uma discussão entre dois especialistas com opiniões distintas sobre a pandemia da Covid-19".
De um lado, sentou-se o médico que preside a Associação Médica Brasileira, representante de centenas de associações estaduais e regionais. De outro, estava um médico cujas afirmações já foram classificadas como "falsas" por diferentes agências verificadoras de fatos e por empresas como o You Tube.
Lacombe, a quem cabia intermediar o debate, mostrou-se claramente mais simpático ao segundo médico. Mais de uma vez criticou "a mídia", como se não fizesse parte dela, sugerindo haver um conluio para estabelecer uma "narrativa" a respeito da pandemia.
O programa tentou dar aparência de debate a um conflito entre um defensor de fatos científicos e outro que nega estas evidências. Ou seja, o combate à pandemia ganhou o status de um bate-papo sobre futebol, em que cada um tem a sua opinião sobre o jogo. Em termos de informação, não serve para nada.
É notório que há políticos interessados em transformar o combate à covid em Fla-Flu. Quando um programa supostamente jornalístico abraça esse interesse, apoiando algum lado desta disputa, ele deixa de contribuir para o esclarecimento e aposta na desinformação. É um desserviço.
Infelizmente, não é a primeira vez que a RedeTV! adota esta postura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.