Topo

Na Sua Tela

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Warner anuncia série da saga Harry Potter no 'novo HBO Max'

Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" - Divulgação
Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

12/04/2023 14h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em evento realizado nesta quarta (12), a Warner Bros. Discovery (WBD) oficializou a sua mais nova plataforma de streaming. Saem de cartaz a HBO Max e o Discovery+ e entra um novo streaming, batizado apenas de Max. A decisão acontece quase um ano depois da fusão entre as duas antigas empresas, a WarnerMedia e a Discovery Inc., que deu origem à WBD.

Um dos destaques do anúncio foi uma nova série da saga Harry Potter. Os executivos confirmaram que a produção terá sete temporadas, uma para cada um dos livros da saga. A ideia, segundo prometem, é fazer uma produção fiel aos livros, podendo abordar os temas que ficaram de fora dos filmes.

A escritora J.K. Rowling estará envolvida no projeto, como produtora executiva. "O compromisso de Max em preservar a integridade dos meus livros é importante para mim, e eu estou animada para fazer parte dessa nova adaptação, que permitirá uma apresentação em profundidade e detalhes que só seriam possíveis em uma série de televisão de longa duração", diz.

As franquias de posse da WBD são grandes apostas do Max. Além de Harry Potter, "The Big Bang Theory" e "Batman" também ganharão desdobramentos exclusivos para o novo streaming.

O que muda para o usuário

A nova plataforma será lançada nos EUA em 23 de maio. A data no Brasil ainda não foi informada, mas deverá ocorrer entre setembro e dezembro.

Sobre a migração, o aplicativo será atualizado automaticamente para a maioria dos assinantes no dia do lançamento. Usuários, senhas e perfis seguirão os mesmos. Nos Estados Unidos não haverá reajuste de preços, não há ainda detalhes sobre isso para o nosso país.

David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, anuncia a Max - reprodução/WBD - reprodução/WBD
David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, anuncia a Max
Imagem: reprodução/WBD

A WBD afirma que pretende aprimorar a experiência de encontrar o que assistir. Nesse quesito, Max vai se aproximar do Discovery+, tentando criar maneiras de permitir que as pessoas descubram algo novo para além dos destaques da página principal.

Haverá também mudanças no algoritmo, entregando filmes e séries (e o que é destaque delas) de acordo com o comportamento dos usuários. Lembra o que já ocorre na Netflix.

Uma promessa é a melhoria da estabilidade da plataforma, facilitando downloads. Velocidade e tempo de resposta serão de 20% a 30% mais rápidos, garante a Warner Bros. Discovery.

Fusão Warner e Discovery

A mudança ocorre cerca de um ano após a fusão entre WarnerMedia e Discovery Inc., que criou a Warner Bros. Discovery. Entre as medidas adotadas pelo novo CEO David Zaslav estão a fusão dos serviços de streaming e a promoção de cortes e cancelamentos.

Além de cortes e cancelamentos para diminuir uma dívida de US$ 50 bilhões (incluindo o filme "Batgirl"), a nova direção resolveu consolidar as estratégias de vídeo na internet.

"Max é o lugar para ir a qualquer hora", disse Zaslav no evento, que contou com a presença virtual desta coluna de Splash. "Temos as franquias mais reconhecidas do mundo. [...] Temos as maiores bibliotecas do mundo", continuou o executivo - citando séries como "The Big Bang Theory" e "Friends" além de personagens como Aquaman e Superman.

Com a fusão, a nova Max passa a ter um escopo mais abrangente de conteúdos.

De um lado, continua com a vasta (e agora centenária) biblioteca da Warner Bros., incluindo produções de "Casablanca" a "Os Sopranos", passando pelas animações de "Looney Tunes" e do Cartoon Network. Do outro, chegam os reality shows, documentários e programas de true crime. São catálogos que se completam em termos de perfil de público.

"Desde os maiores super-heróis até campeões da vida real; de dramas que moldam a cultura a entretenimentos que moldam o paladar; de mundos fantásticos aos mais reais, a Max oferecerá uma variedade de escolhas sem igual", definiu JB Perrette, vice-presidente e CEO global de streaming do grupo.

Dessa forma, a Warner e a Discovery também preservam o tradicional nome HBO. Mais relacionada ao conteúdo "premium", como "Game of Thrones", a marca já estava se misturando com produções totalmente diferentes, incluindo infantis. A entrada de reality shows como "Largados e Pelados" poderia ser o golpe final em um status construído durante décadas.

Por isso, a companhia anunciou, o famoso nome será relançado com o slogan "HBO não é TV: HBO é HBO", que marcou os então canais pagos por anos. O seu logo continuará dentro da Max, agora apenas como um guarda-chuva para suas séries e filmes.

Novas séries e filmes

Junto, o grupo trouxe uma série de projetos exclusivos para o serviço, com o título de Max Originals. Muitos deles já previamente anunciados.

Entre eles "The Penguin", com Colin Farrell reprisando o papel do vilão que interpretou no recente "Batman". Uma prévia da série, que chega em 2024, foi revelada no evento.

Também foram confirmadas "Welcome Derry", que é um prelúdio de "It: A Coisa"; e uma nova versão (sem muitos detalhes) de "The Big Bang Theory". Filmes de cinema da Warner Bros. Pictures vão continuar estreando no serviço após uma janela de exclusividade na tela grande, mas não foi divulgado qual seria o prazo. Atualmente, o período varia entre 45 e 60 dias, dependendo do longa-metragem.

No mesmo nível chegará "Knight Of Seven Kingdoms: The Hedge Knight", prelúdio de "Game of Thrones" com produção executiva de George R.R. Martin - autor dos livros em que a saga se baseia. O derivado levará o selo da HBO.

Produções que seriam originalmente exclusivas do Discovery+ receberão o selo de Max Original. Isso inclui "Downey's Dream Car", com Robert Downey Jr. transformando a sua coleção de carros antigos em veículos ecológicos. Programas como "Irmãos a Obra" e "90 Dias para Casar", sucesso dos canais pagos, vão passar a figurar no novo streaming.

Do lado infantil, "Tiny Toons" terá uma continuação, chamada "Tiny Toons: Looniversity". "Gremlins: Secrets of the Mogwai", animação que é um prelúdio de "Gremlins" e com o envolvimento de Steven Spielberg, também é uma aposta.

Siga o colunista no Twitter, Instagram, TikTok e LinkedIn.