Topo

Na Sua Tela

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Belo Desastre' é nova 'aposta cega' do cinema com livros de jovens adultos

Dylan Sprouse, que já esteve em "After: Depois da Verdade", é um dos destaques de "Belo Desastre" - Divulgação/Diamond Films
Dylan Sprouse, que já esteve em 'After: Depois da Verdade', é um dos destaques de 'Belo Desastre' Imagem: Divulgação/Diamond Films

Colaboração para o UOL

13/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Adolescentes e jovens adultos são fãs fervorosos. Isso a gente sabe desde os tempos dos Beatles. E a indústria do entretenimento descobriu que livros com uma grande base de leitores aficionados podem render filmes com retorno financeiro quase garantido.

Basta juntar os dois pontos para entender o porquê de estúdios e streamings investirem bastante em adaptações de obras literárias que fazem sucesso com o público que tem entre 16 e 29 anos de idade.

Nesta semana chega aos cinemas o mais novo grande exemplo dessa tendência: "Belo Desastre". O longa-metragem é baseado no romance escrito por Jamie McGuire, que já foi traduzido para mais de 50 línguas (incluindo o português) e é um sucesso nas livrarias.

Os jogos de pôquer e os cassinos fazem parte do pano de fundo do lançamento, por isso podemos até fazer o trocadilho de que Hollywood adora fazer uma 'aposta cega' nesse tipo de iniciativa. Afinal, já tivemos franquias como "After" e "Jogos Vorazes", mas também adaptações mais reflexivas como "O Mau Exemplo de Cameron Post", "A Culpa é das Estrelas" e "Com Amor, Simon". Isso sem contar a Netflix, que inundou a plataforma com títulos como "A Barraca do Beijo".

Aproveitando esse gancho, Na Sua Tela traz nesta semana uma curadoria de adaptações literárias adolescentes que valem ser conferidas - seja para curtir algo mais água com açúcar, ou até mesmo para entender um pouco melhor o que pensam e como agem as novas gerações.

Antes, como é tradição da coluna, você confere outros lançamentos da tela grande e do streaming que podem merecer a sua atenção nesta semana. Destaque para "Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes", uma adaptação do famoso game de RPG; e o belo "Suzume".

O que tem de novo nos cinemas?

Belo Desastre

Clique para comprar ingressos
O que tem de bom? Anote aí: essa tem tudo para ser a nova febre com o público entre 16 e 29 anos. "Belo Desastre" é a adaptação de um livro de mesmo nome, com foco em jovens adultos, escrito por Jamie McGuire. Se a obra original pode ser vista como uma romantização de uma relação abusiva, a versão cinematográfica escolhe o melhor caminho para tirar a ideia do papel: não se leva a sério. Isso faz com que os encontros e desencontros soem mais divertidos, quase que como um equivalente amoroso aos arranca-rabos de "Tom & Jerry". Tudo começa quando Travis (Dylan Sprouse), um boxeador amador de tirar o fôlego feminino, se apaixona por Abby (Virginia Gardner), uma colega de universidade. Mesmo que negue, ela se sente tentada pelos avanços do rapaz. O que Travis não sabe é que essa cara de santinha só engana: Abby tem um passado obscuro, ligado ao jogo em Las Vegas. Várias situações dessa "aventura" não funcionam tão bem quando adaptadas, infelizmente, mas são detalhes que o público-alvo vai certamente ignorar.

Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes

Clique para comprar ingressos
O que tem de bom? "Dungeons & Dragons" é um famoso RPG lançado nos anos 1970. Se você nunca ouviu falar do jogo, certamente conhece a animação "Caverna do Dragão", um sucesso da TV Globo nos anos 1980 e comecinho dos 1990. Agora, a franquia retorna com uma adaptação cinematográfica que tenta capturar o espírito dos tabuleiros. O enredo é sobre Edgin (Chris Pine), um bardo que já lutou pela justiça, mas se tornou um ladrão após perder a esposa - e tenta agora reaver a filha, que foi levada por um ex-aliado (Hugh Grant). Para colocar a vida de volta nos eixos, ele se alia a um grupo de bandidos (que conta com Michelle Rodriguez e Justice Smith) para recuperar uma relíquia. Tudo isso resulta em uma aventura divertida, com ótimas cenas de ação e um toque de humor. Ah! Os fãs do velho desenho não vão se decepcionar: ainda que os protagonistas sejam outros, há um aceno para o público de "Caverna do Dragão".

Suzume

Clique para comprar ingressos
O que tem de bom? Os animes (animações japonesas) para o cinema são muitas vezes marcantes, com uma beleza ímpar - tanto em termos de traço quanto de roteiro. "Suzume" é mais um herdeiro dessa linhagem, mesmo com um enredo que soa estranho para o público que não está acostumado. A personagem-título é uma estudante do Ensino Médio que se vê em meio a uma cataclisma que pode acabar com todo o Japão, com uma espécie de verme invadindo a nossa realidade e provocando terremotos. Para resolver isso, ela precisa fechar uma série de portas que dão em uma outra dimensão enquanto persegue um gato que, na realidade, é um deus. A única ajuda que ela tem é a de Souta, um jovem guardião que foi transformado em um cadeirinha de criança pelo deus-gato brincalhão. Dirigido por Makor Shinkai, de "Your Name", o longa animado é surpreendentemente tocante, trazendo reflexões sobre amor, maternidade e propósito de vida.

O que tem de novo no streaming?

"A Baleia", longa-metragem que venceu duas estatuetas no Oscar deste ano - incluindo a de Melhor Ator, para Brendan Fraser, é o grande destaque da semana no streaming. O longa-metragem foi anteriormente tema de Na Sua Tela, clique aqui para ler mais. Agora, você pode comprar ou alugar online por meio das plataformas Loja Prime Video, Apple TV, Google Play, YouTube e Claro TV+.

Livros adolescentes que viraram filmes

After - Divulgação/Diamond - Divulgação/Diamond
Mais dramática, saga 'After' já teve quatro filmes - e um quinto vem aí
Imagem: Divulgação/Diamond

Como você já percebeu, Hollywood vive em um momento no qual tem medo de arriscar. É por isso que vão fazer uma nova série de streaming baseada nos livros de "Harry Potter". Só que o reflexo disso não fica por aí.

A estratégia compreende também adaptar para a tela grande (ou a pequena) livros que vendem muito, em uma busca de marcas já estabelecidas que sirvam de fundação para um sucesso cinematográfico.

Nesse sentido, não há nada melhor do que se inspirar em obras que fazem sucesso entre um público que consome bastante. E não é pela qualidade necessariamente, mas sim porque são pessoas que se veem retratadas nessas histórias. Isso mesmo: são os livros para o adolescente e jovens adultos.

A saga "After" (2019) talvez seja um dos exemplos mais famosos. Baseada nos romances escritos por Anna Todd, a franquia já teve quatro filmes. Um quinto, chamado "After Everything" (ainda sem título nacional), está previsto para ainda este ano.

Quem tem apostado bastante nessa onda é a Netflix. O streaming lança produções para o público teen ou jovem adulto a toque de caixa.

Entre as adaptações literárias de maior sucesso está "A Barraca do Beijo" (2018), que arrebatou inúmeros fãs - ainda que tenha sido odiada pela crítica. Seja como for, o longa elevou o status Joey King, atriz que nos últimos anos se destacou por papéis em "Trem-Bala" e "A Princesa".

Já "Para Todos os Garotos Que Já Amei" (2018) foi um acerto enorme da plataforma: charmosa, a "dramédia romântica" une gerações ao resgatar o clima dos clássicos assinados por John Hughes, o homem por trás de produções adolescentes de sucesso nos anos 1980 como "Clube da dos Cinco" e "Curtindo a Vida Adoidado".

Justamente por buscarem retratar a realidade dos jovens de hoje, a representatividade é uma bem-vinda consequência entre esses títulos - ainda que não esteja ainda no nível ideal.

"Com Amor, Simon" (2018), é um ótimo exemplo ao abordar as dificuldades de um garoto (interpretado por Nick Robinson) para revelar à família e aos amigos que é homossexual. Já "O Mau Exemplo de Cameron Post" (2018) é mais sério: traz uma menina (Chloë Grace Moretz) sendo forçada a ir para um centro de "cura gay". Porém, ainda com essas dificuldades, o longa abraça uma história de amadurecimento com a qual muitos vão se identificar.

Tem espaço para o Brasil, também - e a responsável por isso é Thalita Rebouças. A autora tem um retrospecto invejável com esse público, com alguns de seus livros sendo transformados em filmes pelo cinema nacional. Destaque para o fofo "Tudo Por Um Popstar" (2018, com Mel Maia, Klara Castanho e Maisa Silva) e "Confissões de Uma Garota Excluída" (de 2021 e que, além de Klara, tem também Leo Picon).

Agora, se você quer se desfazer em lágrimas, não há outra escolha: "A Culpa é das Estrelas" (2014). Lá tem de tudo: amor, superação, união e reflexões sobre a finitude da vida.

A seguir você encontra uma curadoria com esses e outras adaptações do tipo, incluindo ação, drama, romance e comédia.

Filmes baseados em livros teens e jovens adultos para assistir online

Clique nos nomes das plataformas de streaming de sua preferência para acessar.


After
Onde: Prime Video, HBO Max

A Culpa é das Estrelas
Onde: Disney+

O Mau Exemplo de Cameron Post
Onde: Prime Video

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer
Onde: Star+

Garota Fantástica
Onde: para aluguel e compra em Apple TV, Google Play e YouTube

Jogos Vorazes
Onde: HBO Max

Com Amor, Simon
Onde: Star+

Para Todos os Garotos Que Já Amei
Onde: Netflix

Por Incríveis Lugares
Onde: Netflix

A Barraca do Beijo
Onde: Netflix

A Química que Há Entre Nós
Onde: Prime Video

Confissões de Uma Garota Excluída
Onde: Netflix

Tudo por Um Popstar
Onde: Netflix

Siga o colunista no Twitter, Instagram, TikTok e LinkedIn.


* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso.