Na Sua Tela

Na Sua Tela

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

HBO Max vira Max: saiba o que muda no 'novo' streaming, que estreia hoje

A HBO Max não existe mais a partir desta terça-feira (27). O streaming da Warner Bros. Discovery (WBD) foi reformulado, trocou a cor de roxo para azul e assumiu o nome de Max.

Para além dos truques de fumaça e espelhos, o que realmente muda na plataforma? Haverá reajuste de preços? Quais são os novos conteúdos? Será necessário baixar um novo app ou migrar a conta?

O que aconteceu

A mudança da marca para Max ocorre após a fusão da antiga WarnerMedia com o Grupo Discovery para ter uma plataforma que englobasse os dois conteúdos: premium (da HBO Max, como "Game of Thrones") e Discovery (famoso por reality shows e documentários). A nova empresa terá um amplo catálogo com mais de 37 mil horas de conteúdos no mesmo lugar, concorrendo de forma mais robusta contra Netflix, Amazon e Disney.

Embora a Warner Bros. Discovery trate Max como uma nova plataforma, na prática, é apenas uma transição. Os assinantes atuais manterão seus acessos —notando alguma mudança aqui e ali— e terão em seu pacote as produções da Discovery. Os filmes e séries da HBO Max seguem no catálogo, incluindo saga "Harry Potter" ou ainda títulos como "Friends", "Euphoria", "The Last of Us" e "A Casa do Dragão" .

Os novos longas-metragens da Warner Bros. Pictures mantêm a prioridade da "primeira janela de exibição". Hoje, a espera é de até dois meses após a estreia nos cinemas. Isso inclui o lançamento de "Aquaman 2: O Reino Perdido". Além disso, os esportes ao vivo serão mantidos na Max, em transmissão simultânea com a TNT Sports, como os campeonatos de futebol —UEFA Champions League e Paulistão.

A WBD confirmou a esta coluna de Splash que o Discovery+ ainda será comercializado no Brasil. Inicialmente, a empresa havia reportado que o serviço seria descontinuado —as redes sociais não são atualizadas desde dezembro. "Largados e Pelados", "90 Dias Para Casar", "Irmãos à Obra" e "Pesca Mortal" ficarão disponíveis em ambos os aplicativos.

Atualmente, estamos avaliando a melhor abordagem [...], mas, no momento do lançamento, Max e Discovery+ permanecerão plataformas separadas. WBD

Na Max, 'Largados e Pelados' fica lado a lado de 'The Sopranos' e 'Succession'
Na Max, 'Largados e Pelados' fica lado a lado de 'The Sopranos' e 'Succession' Imagem: Divulação/WBD

No quesito tecnológico, a WBD diz que o usuário poderá perceber uma "reprodução de vídeo estável" e com "visualização mais fluída". A empresa, no entanto, não esclareceu quais mudanças foram feitas. Também afirma que a Max terá uma "navegação simplificada". Outras novidades anunciadas, como perfis infantis para faixas etárias diferentes e bloqueio parental por meio de código, já estavam disponíveis na antiga HBO Max.

Continua após a publicidade

Para quem já é assinante, a migração da conta é automática. Todo o histórico de visualização, perfis e recomendações serão transferidos. O aplicativo mudará de nome na próxima atualização, sem ser necessária nenhuma intervenção. Em alguns dispositivos (como no iPhone e na Apple TV) é preciso baixar um novo app.

Para quem atualmente acessa a HBO Max por meio de seu pacote de TV a cabo ou satélite, entre em contato com seu provedor local para saber se você terá acesso a Max e para obter detalhes adicionais. WBD

Novos preços e propagandas

Tal qual a Netflix, a WBD terá publicidade em seus conteúdos para ampliar a receita do streaming. O novo membro paga R$ 29,90 para obter resolução Full HD e acesso simultâneo em dois dispositivos, sem a opção de download para visualização offline. Os anúncios são exibidos antes e durante o conteúdo assistido.

O ambiente de publicidade dentro de Max foi desenhado para interferir o mínimo possível na experiência do assinante. A duração e formato específicos dos anúncios vai variar, dependendo do conteúdo. WBD

Até ontem, a assinatura da HBO Max custava R$ 34,90 por mês com 3 telas simultâneas e resolução Ultra HD. Quem quiser o mesmo hoje, pagará R$ 55,90 no plano Platinum (que oferece a mesma resolução 4K mais uma tela adicional — totalizando quatro). Um aumento de 60% para quem busca a melhor qualidade de imagem. O novo plano Standard, com qualidade Full HD e dois dispositivos ao mesmo tempo, sairá por R$ 39,90 —um incremento de 15% se você não quiser ser incomodado por propagandas.

Continua após a publicidade

Há descontos para assinaturas anuais: R$ 225,90 para o Básico com Anúncios, R$ 357,90 para o Standard e R$ 477,90 para o Platinum. Para efeito de comparação, o pacote básico da Netflix, com anúncios, custa R$ 18,90 por mês, enquanto a opção sem publicidade sai por R$ 39,90 e o Premium, com resolução 4K, é oferecido por R$ 55,90.

Nada muda para quem já era assinante, ao menos por enquanto. Para a coluna, a Warner Bros. Discovery afirmou que "quem tem a assinatura atual vai continuar tendo os mesmos features, por tempo limitado", mas não explicou quando as mudanças devem acontecer.

Qual o destino da Max?

A estratégia da Warner Bros. Discovery é ter o produto mais completo, com maior valor agregado —principalmente para as famílias. Mesmo que, neste primeiro momento, a mudança seja pequena. A Max já tem prometido uma nova série baseada em "Harry Potter" para 2026. E, em breve, as novelas brasileiras "Dona Beja" e "Beleza Fatal" e a série de "Cidade de Deus".

'Beleza Fatal', primeira novela brasileira da Max, tem estreia prevista para este ano
'Beleza Fatal', primeira novela brasileira da Max, tem estreia prevista para este ano Imagem: Fabio Braga/divulgação/WBD

A tão falada "guerra" do mercado de streaming já acabou, com a vitória da Netflix. A Warner voltou a vender seus conteúdos para terceiros para lucrar com filmes e séries que não são tão recentes. Ao mesmo tempo, a empresa tenta posicionar a Max como a segunda ou terceira opção para o consumidor.

Continua após a publicidade

O relançamento da HBO Max como Max aconteceu em maio de 2023, nos EUA, e, desde então, a plataforma tem crescido. No último balanço, divulgado semana passada, a WBD revelou que foi a primeira entre os tradicionais grupos de mídia (lista que inclui Disney e Paramount) a ter lucro anual com o seu serviço direto para o consumidor. O resultado positivo, porém, foi eclipsado por perdas em outros setores do grupo —queda nas rendas publicitárias— e o impacto das greves em Hollywood, que levou ao adiamento dos lançamentos. Pesa, também, o declínio no mercado de TV paga.

É por isso que o ano de 2024 é importantíssimo para a Warner Bros. Discovery, e a transição para a Max aqui no Brasil e no resto da América Latina tem uma relevância no que virá a seguir. Se o streaming não se mostrar viável e digno da atenção dos espectadores, novas mudanças virão por aí.

Siga o colunista no Twitter, Instagram, TikTok e LinkedIn, ou faça parte do grupo do WhatsApp.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.