Neil Gaiman incrédulo com brasileiros, Art Spiegelman… Apostas para a CCXP
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O que acompanhar na edição de 2020 da CCXP Worlds, que acontecerá virtualmente entre os dias 4 e 6 de dezembro? A resposta na ponta dos dedos é: Neil Gaiman. Escritor, roteirista e quadrinista, autor de uma das HQs incontornáveis da história da arte - "Sandman" - e também de respeitável e badalada trajetória na literatura, com livros como "Deuses Americanos", "Coisas Frágeis" e "Mitologia Nórdica", o britânico está vivendo um momento peculiar com os brasileiros.
Enquanto segue admirado e festejado pela imensa maioria (e aqui lembro do grande momento que foi a vinda do cara para a Flip de 2008), alguns obtusos presos a truculências de séculos passados se queixam da pluralidade presente na obra e sublinhada nos posicionamentos públicos de Gaiman. Há até tuiteiro que tenha tentado explicar "Sandman" para o próprio autor, que desde então não esconde seu espanto. Talvez ele toque nesse assunto no painel Thunder Arena, como fez num recente papo com leitores (veja no vídeo abaixo).
Outro gigante que estará nessa CCXP virtual é Art Spiegelman, de títulos como "Co-Mix: A Retrospective Comics, Graphics, and Scraps" e "À Sobra das Torres Ausentes", este sobre os atentados contra os Estados Unidos em setembro de 2001. Seu trabalho mais famoso, "Maus", que lhe valeu o Pulitzer de 1992, não é apenas a obra máxima do próprio artista, mas também uma HQ que, tal qual "Sandman", tornou-se imprescindível para a compreensão da história dos quadrinhos. O relato sobre a perseguição aos judeus, os campos de concentração, os horrores do nazismo e os traumas deixados pela barbárie é o livro ideal para arremessar na cabeça de quem insiste na bobagem de que HQ é apenas coisa de criança - sim, ainda há seres com esse discurso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.