Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Heloisa Buarque de Hollanda: hoje as mulheres dominam a poesia brasileira

Colunista do UOL

12/02/2021 09h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na 66ª edição do podcast da Página Cinco:

- Entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda, que acaba de organizar a coletânea "As 29 Poetas Hoje" e relançar "26 Poetas Hoje" (Companhia das Letras)

- Podcast para combater as notícias falsas.

- A vencedora da 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura.

- "Mapas Para Desaparecer", de Nara Vidal (Faria e Silva), "Cão Maior", de Alessandro Thomé (Telucazu), "Muitos São Chamados", de Raphael Lima (Durango), nos lançamentos.

Vejam alguns destaques da entrevista com a Heloisa:

Diferença de gerações

"Anteriormente, nos anos 60, 70, você tinha o poema de conteúdo político. Agora, não. Agora a atitude que é política, de enfrentamento".

Cotidiano das mulheres

"A poesia nunca tinha feito um corte tão violento como a poesia vigente. Há um corte mesmo. Qualquer poema que você ler, você sabe que foi escrito por uma mulher. Essa poesia enfrenta o cotidiano, o prazer e os custos de ser mulher".

Linguagem solta

"O poema [hoje] não tem intermediação do modelo de poesia que sempre houve. É uma invenção a cada poema. A linguagem é totalmente solta".

Donas da palavra

"Na poesia marginal, tinha dificuldade de encontrar poetas que fossem instintivos, instantâneos, e que escrevessem bem. Aqui foi difícil eliminar. Elas tão que tão. Elas estão muito donas da palavra".

A vez da lesbiandade

"A voz lésbica está sendo conquistada a ferro e a fogo, ela não tinha esse espaço, pelo menos nas nossas culturas. É muito grande o percentual de poesia explicitando a lesbiandade, explicitando tanto seu prazer quanto suas dificuldades".

Diversidade

"As demandas são as mesmas dos anos 60. A grande diferença é a diversidade. Não poderia fazer essa antologia sem ter uma preocupação muito forte com esse fenômeno que marca esse feminismo".

Visibilidade

"Esse grupo está se diferenciando. Você tem muito mais visibilidade da poesia feminina e feminista hoje do que da masculina".

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.