Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

As armadilhas e as verdades ocultas de Lygia Fagundes Telles

Colunista do UOL

08/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com amor, com compaixão, Lygia Fagundes Telles atingiu o próximo. Numa trajetória quase centenária, se estabeleceu como um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa.

Lygia foi romancista respeitada, autora de títulos como "Ciranda de Pedra" e "As Meninas", provavelmente o seu trabalho mais famoso. E foi contista inigualável. Com obras como "Antes do Baile Verde" e "Seminário dos Ratos" conquistou um lugar de destaque no panteão de maiores nomes do gênero.

Ao longo desta semana publiquei duas colunas: uma sobre a caminhada de Lygia na literatura e outra sobre a famosa passagem em que ela e Clarice Lispector fogem de um seminário na Colômbia para tomar umas num boteco.

Para conversar sobre a obra e a vida de Lygia Fagundes Telles, convidei a crítica literária Tamy Ghannam, pesquisadora e grande admiradora do trabalho da autora. Formada em Letras pela USP, Tamy é administradora do perfil Biblioteca Lygiana, que reúne diferentes conteúdos sobre a escritora. Ela também é curadora do Clube de Literatura Brasileira Contemporânea e a pessoa à frente da plataforma multimídia Literatamy.

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.