Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 de setembro? Os muitos anos do processo de independência do Brasil

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

02/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O imperador Dom Pedro I. Thomas Cochrane, marinheiro escocês conhecido como o Lobo dos Mares. E Maria Graham, viajante inglesa que vivia imersa no mundo das letras, atuando como escritora, editora e tradutora, lendo gente como Walter Scott, Lord Byron e Jane Austen. São esses três personagens que estão no centro do novo livro de Mary Del Priore.

Em "A Viajante Inglesa, O Senhor dos Mares e o Imperador na Independência do Brasil" (Vestígio), a historiadora se apoia em um grande volume de fontes para entregar aos leitores uma história real narrada em tom de romance.

Dentre os mais de 50 livros escritos por Mary estão obras como "Histórias da Gente Brasileira", "O Príncipe Maldito" e "Histórias Íntimas. Sexualidade e Erotismo na História do Brasil".

Aproveitando o novo livro e pensando em termos um papo sobre os 200 anos de independência do Brasil que a convidei aqui para o podcast. 200 anos formais, digo. O processo de algum tipo de independência do país começa muito antes e se estende até bem depois daquele 7 de setembro de 1822.

"O Brasil daquele primeiro quarto de século 19 era um arquipélago de agrupamentos humanos com vínculos entre si e com Portugal, variando de acordo com as distâncias e as possibilidades de transporte", escreve Mary no novo livro.

As ações para transformar o Brasil num país unificado foi um dos assuntos de nossa conversa. A influência dos ingleses dentre as populações daquele território que se desgarrava dos portugueses, os caprichos individuais que trazem grandes impactos para as nações e o Brasil que temos 200 anos depois também são temas do papo.

A foto de Mary usada na arte do podcast foi feita por Mateus Montoni.

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.