Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Antonio Prata: a nossa história política recente por meio das crônicas

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

28/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Minha mãe deu-me à luz no fim da ditadura militar. Passei pro ensino fundamental no primeiro ano da redemocratização. Entrei no médio durante a Constituinte. Meus primeiros holerites foram sob os governos Fernando Henrique e Lula. Não era completamente fora de lugar, portanto, suspeitar que o Brasil, talvez, quem sabe, vejam só, estivesse melhorando. Devagar, é verdade, mas melhorando. Daí veio 2013 e pareceu que a história nacional, de 1980 até então, era só a subida da montanha-russa. Este livro é uma espécie de diário da queda. Uma seleção das crônicas sobre política publicadas na Folha de S. Paulo de junho de 2013 a dezembro de 2021".

É assim que Antonio Prata nos apresenta o seu mais novo livro. Como dito, "Por Quem as Penelas Batem" (Companhia das Letras) é uma coletânea de crônicas políticas, assunto que parece ter dominado o espaço das discussões públicas dos brasileiros de 2013 para cá.

O acirramento das tensões no país e a ascensão do fascismo podem ser notados já na distribuição dessas crônicas dentro da obra. Se de 2013 nós temos 3 textos, com o passar dos anos o número aumenta. São 17 de 2018 e 15 de 2021, por exemplo. Ao todo, 95 crônicas compõem "Por Quem as Penelas Batem".

Antonio é roteirista e também autor de livros como "Felizes Quase Sempre", "Meio Intelectual, Meio de Esquerda" e do cativante "Nu, De Botas". A própria trajetória e a trajetória do país que o levou a deixar o lirismo um tanto de lado para tratar de assuntos duros, com uma forma mais dura, que está no centro do papo que batemos. A conversa aconteceu logo depois do primeiro turno das eleições, dado importante para contextualizar o que vocês irão ouvir - e o clima do que vocês irão ouvir.

Como ele escreve sobre o pleito deste ano também na introdução do volume: "Mais do que a escolha de um novo mandatário, faremos um plebiscito em que o Brasil decidirá se pretende sepultar de vez sua democracia troncha e mergulhar na barbárie bolsonarista, ou se, elegendo qualquer outro candidato, vai caminhar em direção ao estado de direito".

A foto de Antonio Prata usada na arte do podcast foi feita por Renato Parada.

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.