Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Conheça a origem de 'Parabéns a Você', a canção dos aniversários
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Você faz ideia de como surgiu e de quem criou o parabéns a você?
Sei que a música é mais uma daquelas coisas que parecem existir desde sempre, mas alguém um dia bolou a melodia e os versos que ouvimos e cantamos em todo aniversário.
O jornalista Marcelo Duarte falará sobre essa história na conversa que vocês ouvirão a seguir. Ela que serviu de ponto de partida para o mais recente romance juvenil do autor: "Parabéns a Você!" (Panda Books, ilustrações de Evandro Marenda).
Não surpreende que seja Marcelo a pescar uma história dessas. Ele é reconhecido por conta de outros livros para jovens, como "Jogo Sujo" e "Deu a Louca No Tempo", publicados pela Coleção Vaga-lume.
Mas é sobretudo pela forma como há décadas dá contornos divertidos a informações peculiares que é celebrado. O autor é o criador da série O Guia dos Curiosos, que marcou uma geração de jovens e adultos nos anos 90 e 2000, virou programa de rádio e deu origem a páginas que Marcelo toca em redes sociais acompanhadas por milhares de outros curiosos, como esta e esta.
Conversamos sobre essa carreira de jornalista e, quem sabe, escritor moldada pela curiosidade no papo que vocês ouvem no podcast.
O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no YouTube.
Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Instagram e Substack.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.