Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
As profundezas da alma humana: caminhos para ler Tolstói
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Este é um episódio sobre Tolstói. Dizer isso meio que dispensaria qualquer outra informação. Russo que nasceu em 1828 e morreu em 1910, Tolstói se tornou um dos escritores mais importantes da história da literatura.
Podemos exaltar sua obra olhando para tijolos que merecem estar na mira de qualquer bom leitor. Falo de "Guerra e Paz" e "Anna Kariênina". Mas há outros títulos fundamentais na produção do cara, como "Ressurreição" e "A Morte de Ivan Ilitch".
Os brasileiros têm grande afeição pela literatura russa. E indícios de que o autor segue procurado por aqui são as novas edições que vira e mexe pintam nas livrarias.
Enquanto gravei, por exemplo, a 34 estava prestes a publicar "O Cupom Falso", novela lançada um ano após a morte do autor. Já a Carambaia publicou há alguns meses "Tolstói e Tolstaia", volume que reúne escritos de Tolstói e de sua companheira num conturbado casamento. A novela de Tolstói presente nesse volume, aliás, é "Sonata Kreutzer", livro sobre o qual escrevi há alguns dias.
Yuri Al'Hanati é quem convidei para uma conversa sobre o trabalho e a vida do escritor. Grande leitor e conhecedor da literatura russa, Yuri é jornalista e crítico literário. Toca o canal Livrada! e, como autor, já publicou "Bula Para uma Vida Inadequada" e "A Volta ao Quarto em 180 Dias", ambos pela Dublinense.
A pintura usada na arte deste episódio foi feita por Ilya Repin.
O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no YouTube.
Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Instagram e Substack.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.