Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Baleia e outros grandes animais da literatura: papo com Maria Esther Maciel

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

26/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Outro dia perguntei nas redes quais eram os animais mais marcantes da literatura.

Como era de se esperar, muita gente respondeu Baleia. A cachorrinha de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, também seria a minha resposta. Outros lembraram do cachalote Moby Dick, do cachorro Quincas Borba, da galinha de Clarice Lispector, de bois de Drummond e Guimarães Rosa...

É sobre esses animais que habitam grandes livros que Maria Esther Maciel se debruça há mais de década.

Escritora e pesquisadora, em 2008 ela publicou "O Animal Escrito: Um Olhar Sobre a Zooliteratura Contemporânea" (Lumme). Seguiu com suas pesquisas para, em 2016, lançar "Literatura e Animalidade" (Civilização Brasileira). Foi quando conversamos pela primeira vez.

Agora bato um novo papo com Maria Esther sobre a presença de animais na literatura. Esse mergulho da pesquisadora no assunto acaba de render um novo livro. Falo de "Animalidades - Zooliteratura e os Limites do Humano", publicado pela Instante.

Professora titular de Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais, por onde se formou Doutora em Literatura Comparada, Maria Esther fez pós-doutorado em Literatura e Cinema na Universidade de Londres e em Literatura Comparada na USP. Atualmente é professora colaboradora da Pós-Graduação em História e Teoria Literária na Unicamp.

Maria Esther Maciel também é autora de títulos como "O Livro dos Nomes" (Companhia das Letras) e do simpaticíssimo "Pequena Enciclopédia de Seres Comuns" (Todavia).

A foto de Maria Esther usada na arte do podcast foi feita por Inês Rabelo.

Assine a newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e Spotify.