Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Português errado? Ana Elisa Ribeiro explica diversidade da língua
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ana Elisa não é da guarda patrulheira. É alguém que valoriza as nuances do idioma, o seu colorido, os seus desvios brincalhões. Ela vai na contramão da assepsia.
É o que escreve Mariana Ianelli no prefácio de "Nossa Língua & Outras Encrencas", novo livro de crônicas de Ana Elisa Ribeiro (Parábola). Como o título entrega, o foco do trabalho está na relação da autora com a língua portuguesa. O volume é uma reunião de textos que Ana escreveu ao longo de anos para a Revista Pessoa.
Apresentar a Ana é uma tarefa ingrata. Profissional que atua em muitas frentes, ela dá aulas para turmas do ensino médio ao doutorado. Como escritora, dedica-se não só às crônicas, mas também à poesia, ao conto, aos livros infantis e aos juvenis, categoria que lhe valeu um Jabuti em 2022 graças a "Romieta e Julieu - Tecnotragédia Amorosa" (RHJ).
Também pesquisa tecnologias ligadas à leitura e à editoração e atua como editora. É uma das cabeças por trás do selo Autêntica Contemporânea, por exemplo, atividade que fez parte do nosso papo. Nessa conversa falamos ainda sobre o momento dos autores latino-americanos, a literatura na sala de aula, caminhos para a edição e, claro, a relação com a linguagem, com as palavras.
Assine a newsletter da Página Cinco no Substack.
Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e Spotify.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.