Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O desafio de biografar Machado de Assis

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

30/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem é leitor e está pelo Twitter provavelmente acompanha ou, pelo menos, já trombou com alguma postagem do Machado de Assis Online. A pessoa por trás dessa conta é o editor, escritor e jornalista Cláudio Soares.

O Cláudio está há mais de década metido num trabalho hercúleo: escrever uma nova biografia de ninguém menos que Machado de Assis.

O trabalho de Claudio já está bem encaminhado. A trajetória do autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e de "Dom Casmurro" deverá ser contada em três volumes, que começarão a ser publicados num futuro próximo, se tudo caminhar como previsto.

É esse desafio de biografar o Bruxo do Cosme Velho que está no centro do papo que bati com o Cláudio. Vocês poderão ter uma ideia da dimensão da empreitada e de como a tecnologia tem auxiliado o biógrafo em algumas situações.

Também falamos a respeito da recepção da obra de Machado após sua morte, o jeito como os leitores do século 21 olham para a sua literatura e conversamos sobre a forma como Cláudio mergulha em outros clássicos de nosso cânone nas caprichadas e bem detalhadas edições que publica pela Obliq, a sua editora.

Um aviso: Como sempre, farei uma pausa no podcast no mês de julho. Momento de descansar um pouco e também de dar mais atenção a outros projetos, como o livro que estou para publicar.

Estão sabendo? Vai se chamar "A Biblioteca no Fim do Túnel - Um Leitor em Seu Tempo" e sairá pela Arquipélago. Já tem texto a respeito dele na newsletter, aliás.

E o podcast voltará, claro. Prometo novos episódios para agosto.

Aqui e aqui dois dos artigos citados por Cláudio no nosso papo.

Assine a newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e Spotify.