Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Samir Machado de Machado: Todo entretenimento é político

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

04/08/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"O equilíbrio correto entre entretenimento e política pode resultar em ação prática." Pesco a citação de "O Crime do Bom Nazista", novo romance de Samir Machado de Machado (Todavia). A frase me parece ser um ponto de partida interessante para entendermos a obra de Samir, também autor de títulos como "Tupinilândia", "Homens Elegantes" e "Quatro Soldados".

Samir é um romancista que bebe em fontes como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle para entregar aos leitores romances que tocam em temas como a discriminação histórica aos homossexuais e o fascismo que segue a atormentar a sociedade. São dois traços presentes nesse novo trabalho, aliás, um romance policial que se passa no começo dos anos 1930 dentro de um Zepelim.

A investigação de um crime misterioso move a obra que espelha a ascensão do nazismo na Alemanha com o que vivemos nos últimos anos no Brasil. Da boca ou da letra de figuras públicas de nosso tempo que Samir pegou frases que se encaixam perfeitamente nas ideias dos personagens nazis de quase um século atrás.

Falamos sobre isso no papo. Também passamos pelas pesquisas históricas que marcam o trabalho do autor e pelo fascínio que Samir segue tendo pelo Brasil colonial.

Avisos:

Temos os primeiros lançamentos de "A Biblioteca no Fim do Túnel: Um Leitor em Seu Tempo", livro que lanço pela Arquipélago. No dia 17 de agosto estarei na Livraria da Travessa de Pinheiros, na Fradique Coutinho, em São Paulo. Os autógrafos começarão às 18h30 e irão até umas 21h30, 22h. Vai ter bebidas? Se vocês levarem, com certeza!

Já no dia 24 de agosto será a vez de Porto Alegre. Por lá, além dos autógrafos, rolará um papo com a Luciana Thomé. O encontro será no Instituto Goethe, a conversa começará às 19h. Também teremos algo em Salvador durante a Flipelô. Contarei mais detalhes nas redes sociais assim que estiver tudo certinho.

E como esse segundo semestre será bem corrido por aqui, até o final do ano o podcast será publicado a cada duas semanas. Numa semana teremos a Newsletter, na outra o podcast.

Assine a newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e Spotify.