Bienal do Rio: um destaque menos óbvio para cada dia do evento
Um dos principais encontros do nosso mercado editorial completa 40 anos. Começa na próxima sexta (1°) e vai até 10 de setembro a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, organizada pela GL Events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
A expectativa é que mais de 300 autores preencham mais de 200 horas de programação de diferentes áreas no Riocentro, espaço de convenções em Jacarepaguá. Aqui estão as informações sobre ingressos.
Sim, aqueles nomes que parecem obrigatórios em qualquer edição de Bienal estarão por lá, como Mauricio de Sousa e Mário Sergio Cortella. Pela programação estão escritores de grande apelo popular e de sucesso entre os jovens. Falo de autores como Valter Hugo Mãe, Cassandra Claire, Julia Quinn, Jenna Evans Welch e Itamar Vieira Junior.
Fãs não precisam de muita ajuda para descobrir onde e quando encontrar seus ídolos. Então, vasculhando a grade de encontros promovidos pela própria Bienal (há ainda uma vasta programação que acontece pelos estandes), pincei um papo por dia que pode ser interessante acompanhar e talvez não esteja no radar de quem só olha para os destaques.
Neste ano, quem cuida da curadoria do lado mais literário do evento é o trio formado por Mateus Baldi, Stephanie Borges e Clara Alves.
Dia 1º
Sextou com Simas
18h, Café Literário
Com Luiz Antonio Simas, Marcelo Moutinho, Alberto Mussa e Bruna Beber.
É sempre ótimo ouvir o historiador Luiz Antonio Simas, que estará bem acompanhado de escritores que se destacam em diferentes frentes. Moutinho manda bem nos contos e nas crônicas. Mussa é um romancista que todos deveriam ler. Já Bruna Beber é uma das poetas mais aplaudidas de sua geração.
Dia 2
A Transformação do Jeremias na Turma da Mônica
11h - Estação Plural
Com Jefferson Costa, Rafael Calça, Sidney Gusman e Milena Souza.
"Jeremias - Pele" e "Jeremias - Alma", publicadas pelo selo Graphics MSP, são duas das HQs mais tocantes que li nos últimos anos. Vale acompanhar o papo sobre como o personagem da Turma da Mônica ganhou bem mais complexidade nos quadrinhos de Jefferson Costa e Rafael Calça.
Dia 3
Capturar a Fala
12h - Café Literário
Com Geovani Martins, José Falero, Eliane Marques e Stephanie Borges.
Time de peso para conversar sobre como marcas das ruas vão parar na literatura. Geovani e Falero se destacaram, respectivamente, com "O Sol na Cabeça" (Companhia das Letras) e "Os Supridores" (Todavia). Eliane vem colecionando elogios pelo fresquíssimo "Louças de Família" (Autêntica Contemporânea).
Dia 4
Livros que Me (Trans)formaram
16h - Café Literário
Com Iris Figueiredo, Ivan Costa, Henrique Rodrigues, Claudia Lamego e Priscila Sztejnman.
É sempre gostoso ouvir gente apaixonada por livro - e que trabalha com livro - falar sobre como os livros entraram em suas vidas e ajudaram a moldar as próprias trajetórias, a forma de estar no mundo.
Dia 5
Em Primeira Pessoa: Conceição Evaristo
18h - Café Literário
Com Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz.
Nos últimos anos Conceição Evaristo, que há pouco lançou "Canção Para Ninar Menino Grande" (Pallas), foi transformada numa estrela pop de nossa literatura. A ideia é que a escritora passe por pontos de sua vida e de sua carreira nessa conversa com Eliana Alves Cruz, autora, dentre outros, de "Solitária" (Companhia das Letras).
Dia 6
Páginas no Palco - Beth Goulart e Laila Garin - Clarices
16h - Café Literário
Com Beth Goulart, Laila Garin e Bianca Ramoneda.
Chance de ver atrizes propondo diferentes caminhos para dramatizar trechos da obra de Clarice Lispector.
Dia 7
Viva a Nossa Língua, A Nossa Língua Viva
12h - Café Literário
Com Jana Viscardi, Caetano Galindo, Amara Moira e Dri Azevedo.
Papo entre pessoas que conhecem as raízes e as dinâmicas da língua. Destaque para Amara Moira, que em "Neca + 20 Poemas Travessos" (Sexo da Palavra) faz excelente uso do pajubá para levar à literatura suas (e não só suas) histórias como travesti.
Dia 8
Com Outros Olhos
11h - Palavra-chave
Com Thalita Rebouças, Mayra Sigwalt, Jim Anotsu e Iris Figueiredo.
Leitura sensível, revisão de obras já publicadas, alteração de clássicos que envelheceram mal? São alguns assuntos que deverão estar em pauta nesta mesa que conta com autores com distintas visões de mundo e diferentes momentos da carreira.
Dia 9
Inventar Futuros
14h - Café Literário
Com Bruno Ribeiro, Natalia Borges Polesso, Ale Santos, Taiasmin Ohnmacht e Marcelo Ferroni.
Bom time para olhar adiante e conversar sobre possibilidades literárias que fujam um pouco do realismo.
Dia 10
Arqueologias Afetivas
12h - Café Literário
Com João Silvério Trevisan, Felipe Charbel, Aline Motta e Claudia Lamego.
A literatura feita a partir de histórias familiares. Outro autor que vem colhendo muitos elogios por conta de um trabalho recém-lançado: Charbel com o seu "Saia da Frente do Meu Sol" (Autêntica Contemporânea). E, dentre outros, João Silvério Trevisan, de "Pai, Pai" e "Meu Irmão, Eu Mesmo" (Alfaguara), escritor que sempre merece ser escutado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.