Página Cinco

Página Cinco

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Leveza e rigor: Conheça as muitas faces de Italo Calvino

Embed UOL

Italo Calvino nasceu em outubro de 1923 em Santiago de las Vegas, em Cuba. Ainda pequeno foi morar com a família na Itália. Por lá que tocou a sua vida e construiu a obra que faz com que nos lembremos dele nesse centenário.

Calvino foi um dos grandes escritores do século 20. Ele é dono de uma produção vasta e diversa. Na ficção, deixou livros como "O Visconde Partido ao Meio", "As Cosmicômicas", "Se Um Viajante Numa Noite de Inverno" e "As Cidades Invisíveis", títulos marcados por características bem diferentes, como vocês poderão ouvir no papo a seguir.

De sua não ficção, destacam-se coleções de ensaios como "Por Que Ler os Clássicos" e "Seis Propostas Para o Próximo Milênio". Por conta da efeméride, a obra de Calvino vem ganhando novas edições pela Companhia das Letras, casa do autor no Brasil.

Quem eu convidei para conversa a respeito da obra do italiano foi Adriana Iozzi Klein. Ela é doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP, onde dá aulas, e fez especialização em literatura italiana na Universidade de Florença.

Pesquisadora apaixonada pelo trabalho do autor, recentemente lançou "A Poética da Reescritura em As Cidades Invisíveis de Italo Calvino". Publicado pela Nova Alexandria, é um estudo a respeito de um dos livros favoritos de Adriana, apontado por muitos como a obra-prima do italiano.

Assine a newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e Spotify.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes