Flip: dez dicas do que ver em Paraty durante a festa literária
Semana de Flip. A 21ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty começará na quarta (22) e irá até domingo (26). A homenageada da vez será Pagu, autora de livros como "Parque Industrial" e "Autobiografia Precoce". Quem cuida da curadoria é a dupla Fernanda Bastos e Milena Britto.
Na newsletter dei algumas dicas sobre como usar a Flip. Quem já foi para Paraty aproveitar o evento sabe: a festa vai muito além do que acontece no palco principal - a programação dele está aqui. Vasculhei, então, o que rolará por diversas casas que ajudam a fazer com que o Centro Histórico da cidade viva de literatura por esses dias.
Muitos os lugares oferecem seus próprios bate-papos: Sesc, Publishnews, Paratodos, Flipei, Philos, Estante Virtual, Encruza Literária, Casa Queer, Casa Pagã... São apenas alguns exemplos, basta clicar sobre os nomes para acessar a grade de cada um deles.
Selecionei aqui dez destaques do que rolará por Paraty durante a Flip. No final, deixo a minha agenda por lá durante esses dias; seria muito cabotino destacar minhas próprias participações.
Quinta, dia 23
15h - Um quarto meio escuro
Onde: palco principal da Flip
Com quem: Mónica Ojeda e Alana S. Portero. Mediação de Stephanie Borges.
A equatoriana Mónica Ojeda é um nome importante da atual literatura latino-americana. A Autêntica Contemporânea já publicou por aqui duas facetas de seu trabalho: "Mandíbula", um romance, e "Voladoras", livro de contos que recomendo. É, para mim, uma das grandes atrações da Festa. Estará na mesa ao lado da espanhola Alana Portero e da jornalista e poeta Stephanie Borges.
18h - Narrativas de mulheres do Sul Global: América Latina e Oriente Médio
Onde: Casa Paratodos
Com quem: Mariana Sanchez, Laura Di Pietro e Paula Carvalho.
Mariana é curadora da coleção Nos.Otras, da Relicário, e uma das principais tradutoras que temos do espanhol para o português. Laura é editora da Tabla, especializada em norte da África e Oriente Médio. Paula é jornalista que se dedica aos livros. Promete ser bom esse papo que, espero, passará por assuntos em evidência não só na literatura.
Sexta, dia 24
11h - Jornalismo, ativismo e as conversas possíveis sobre política
Onde: Casa Sete Selos+
Com quem: Cristiano Botafogo, Gabriela Biló e Pedro Inoue. Mediação de Paula Miraglia
Mistura de Medo e Delírio em Brasília, podcast que tem usado o esculacho para contar a história recente do Brasil, com o talento da fotógrafa Gabriela Biló, que acaba de publicar "A Verdade Vos Libertará" (Fósforo). Certeza que algum engraçadinho soltará um "permite um aparte?" na hora que o público puder fazer perguntas.
12h - Bate ainda o coração da cidade devastada
Onde: palco principal da Flip
Com quem: Marcial Gala e Luiza Romão. Mediação de Pedro Meira Monteiro.
Considero um dos grandes acertos da Flip colocar para conversar dois autores com livros que dialogam diretamente com os mitos gregos: Luiza e os poemas de "Também Guardamos Pedras Aqui" (Nós) - tem papo com ela no podcast - e o cubano Marcial e o romance "Me Chama de Cassandra" (Biblioteca Azul), que resenhei aqui.
15h - A literatura fantástica brasileira
Onde: Casa Estante Virtual
Com quem: Bruno Ribeiro, Christiano Aguiar e Oscar Nestarez. Mediação de Pedro Azevedo.
Autor que transita por diferentes gêneros, Bruno tem uma produção sólida na literatura insólita. Deve ser bom o papo junto com os escritores e pesquisadores Christiano Aguiar, autor de "Gótico Nordestino" (Alfaguara), e Oscar Nestarez, um dos organizadores de "Tênebra - Narrativas Brasileiras de Horror [1839 - 1899]" (Fósforo).
16h30 - Corpo do tempo, cicatrizes: histórias com dois pontos
Onde: Casa Philos
Com quem: Socorro Acioli e João Anzanello Carrascoza
Dois nomes que possuem suas legiões de fãs dentro da literatura. Depois do sucesso de "A Cabeça do Santo", Socorro acaba de publicar "Oração Para Desaparecer" (Companhia das Letras) - também tem papo no podcast. Já o prolífico Carrascoza acaba de soltar "Fronteiras Visíveis", feito em parceria com Juliana Monteiro (Maralto).
18h - Do Japão ao Sertão, tudo é centro e não há mais margem pra nada
Onde: Casa Pagã
Com quem: Xico Sá, Fred Di Giacomo, Karina Buhr e Ana Paula Moreira. Mediação de Caê Guimarães
Xico e Karina dispensam maiores apresentações. Fred é autor do bom "Desamparo" (Reformatório) e do recém-lançado "Gambé" (Companhia das Letras). Ana acaba de publicar "Pedra Antiga da Tristeza" (Claraboia). São pelo menos quatro os centros que estarão representados na mesa.
Sábado, dia 25
11h - Laços de família
Onde: Sesc Santa Rita
Com quem Noemi Jaffe e Jeferson Tenório. Mediação de Schneider Carpegianni.
Há mais de década que Noemi é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, com parte de sua obra bastante centrada na questão familiar. É o assunto que deve nortear o papo com Jeferson Tenório, autor de "O Avesso da Pele" (Companhia das Letras).
14h - Invenção e Território
Onde: Sesc Santa Rita
Com quem: Sony Ferseck e Luciany Aparecida. Mediação de Jéssica Balbino.
Luciany Aparecida, que acaba de estrear no romance com "Mata Doce" (Companhia das Letras), é uma voz para se prestar atenção. Farão companhia a Luciany a poeta macuxi Sony Ferseck e a jornalista Jéssica Balbino.
17h - Quem somos o Brasil no mundo?
Onde: Encruza Literária
Com quem: Jamil Chade e Juliana Monteiro.
Jamil e Juliana já escreveram "Ao Brasil, Com Amor" (Autêntica), um livro a quatro mãos sobre os rumos do Brasil nos últimos anos. Boa oportunidade para entender pela ótica dos jornalistas como o mundo tem nos visto.
A minha agenda na Flip:
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberDia 23, quinta
Sesc Santa Rita
11h - Narrativas em jogo
Faço a mediação do papo entre Tainá Félix e Flávia Gasi.
Também no dia 23
Casa Pagã
16h - Da estrada à estante: a literatura tem passado e presente, e o livro, tem futuro?
Participo da mesa ao lado de Henrique Rodrigues e Camila Carrascoza Bonfim. A mediação é de Marcelo Nocelli.
Dia 25, sábado
Casa Publishnews
12h05 - Uma entrevista em mão dupla sobre leitura e literatura.
Papo com o camarada Xico Sá.
Dia 26, domingo
Sesc Santa Rita
14h - Vez, voz e verso
Faço a mediação do papo entre Roberta Estrela D'alva, Sérgio Vaz e Conceição Evaristo.
Apareçam!
Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.
Deixe seu comentário