Página Cinco

Página Cinco

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Raul Seixas, Kafka, Palestina: o que vem por aí nas festas literárias

O segundo semestre costuma ser mais pegado. Passada a Feira do Livro do Pacaembu, nas próximas semanas diversos eventos literários de diferentes dimensões e que acontecem em diversos cantos do país merecerão a atenção dos leitores.

Nesta quarta, dia 7 de agosto, começa a edição deste ano da Flipelô. Não é segredo que a Festa Literária Internacional do Pelourinho é uma das minhas favoritas. O evento nasceu em 2017 num momento de enormes dificuldades para o setor cultural brasileiro, sobreviveu à pandemia e seguiu firme, oferecendo uma programação vasta e atraindo grandes autores e um público admirável para o centro histórico de Salvador.

Neste ano, a Festa que sempre dialoga com o nome e a obra de Jorge Amado terá o músico Raul Seixas como homenageado. Quem sabe isso também renda reflexões sobre o trabalho de Paulo Coelho, parceiro de Raul nas letras. Dentre as atrações desta edição da Flipelô, nomes como Itamar Vieira Junior, Cida Pedrosa, Charles Gavin e a italiana Igiaba Scego.

Quem nasce agora é o Fabular - Para Ler o Mundo. Mais do que a literatura, será o ato de contar histórias que norteará a programação do evento que acontecerá entre os dias 13 e 25 de agosto no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia. Fabiane Guimarães e Xico Sá são dois dos convidados. Estarei por lá também, bem como pela Flipelô. Que seja boa a estreia do Fabular.

Entrando em setembro, do dia 6 ao 15, no Distrito Anhembi, acontecerá a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos momentos mais importantes do nosso mercado editorial. Foi muito boa a edição de 2022, que rolou no Expo Center Norte, vamos ver se o sucesso se repetirá.

A Bienal, que merecerá uma outra coluna, já tem aquela mistura de mais do mesmo com figuras pop e uma ou outra aposta literária entre seus convidados confirmados: Felipe Neto, Pedro Bandeira, Aline Bei, Monja Cohen, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Lynn Paynter...

Evento que chega à segunda edição e tem me deixado curioso para saber como será é o Festival Literário Internacional de Pomerode, o Flipomerode, que acontece na cidade catarinense com pouco mais de 30 mil habitantes. É ótima a aposta da curadoria de Carlos Henrique Schroeder de aproveitar o centenário de morte do tcheco Franz Kafka para homenagear um dos maiores escritores da língua alemã numa região marcada pela influência dos imigrantes da Alemanha.

Um dos nomes mais influentes da literatura no século 20, uma das chaves para compreendermos o mundo em que vivemos, Kafka sempre vale a pena. Dentre as atrações da Flipomerode, pelo menos um nomaço de fora do país: o alemão Reiner Stach, biógrafo do autor de "A Metamorfose" e "O Castelo".

A vida de Kafka é contada por Reiner em três grandes volumes. "Kafka: Os Anos Decisivos" saiu aqui no Brasil em 2022 e "Kafka: Os Anos de Discernimento" acaba de chegar às livrarias, ambos pela Todavia.

Continua após a publicidade

E em outubro teremos a Flip, que se ainda não voltou para a data que todo mundo prefere, julho, pelo menos não acontecerá durante uma Copa do Mundo nem no final de novembro - a edição do ano passado, feita nessa época, teve momentos apocalípticos. Com a editora e livreira Ana Lima Cecilio assinando pela primeira vez a curadoria, gostei da escolha do homenageado da vez, o cronista João do Rio.

Eliana Alves Cruz, José Falero e Micheliny Verunschk são três dos autores nacionais já confirmados para estar no palco principal de Paraty. Foi um acerto convidar para festa a crítica literária Ligia Gonçalves Diniz, alguém para sempre prestarmos atenção.

Do pessoal de fora anunciado pela na Flip, não me empolguei com o que li da autoficção do francês Édouard Louis. Estou para conhecer a literatura do colombiano Juan Cárdenas e os ensaios da italiana Ilaria Gaspari. E, numa outra bola dentro da curadoria, estou ansioso desde já para ouvir o que o palestino Atef Abu Saif tem a dizer num momento em que sua terra e seu povo são devastados.

Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e Spotify.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes