'Sobre Nós': Drik Barbosa inicia projeto além da própria existência
Sem tempo?
- Drik Barbosa inicia hoje (12), um novo projeto chamado "Nós".
- A ideia da rapper e cantora é lançar singles e uma audionovela.
- O primeiro lançamento você assiste aqui: o clipe de "Sobre Nós", com a participação de Rashid.
- 'A sensação é a de que estamos na mesma luta dos nossos antepassados', diz Drik Barbosa
Drik Barbosa cita Angela Davis, filósofa, professora, militante e ícone, ao falar sobre o projeto "NÓS", uma série de ações multiplataformas que inclui singles, audionovela ficcional, mas baseada em fatos reais.
"Quando uma mulher preta se movimenta, toda a estrutura da sociedade se move junto", disse Davis certa vez, repetido por Drik Barbosa aqui.
Drik é movimento constante. Integrante do time de artistas da Laboratório Fantasma, empresa também multiplataforma de Emicida e do irmão Evandro Fióti, há tempos mostra uma necessidade artística, social e cultural de criar um resgate.
Ela falava de si, das suas origens, enquanto também narrava a história de outros tantos. Hereditariedade, diáspora, tudo se junta em versos e rimas disparados por Drik desde o início da década de 2010, amplificado com o EP dela "Espelho" (2016) e no álbum "Drik Barbosa" (2019).
De alguma maneira, tudo criado por Drik nesse tempo - e isso inclui integrar o poderoso coletivo Rimas & Melodias (grupo com rappers, cantoras e DJ), colaborar com Emicida (no disco "AmarElo"), Rashid (no álbum "Tão Real"), BK (em "Gigantes") - se converge para este momento.
Esse é o projeto multiplataforma "NÓS", iniciado a partir de "Sobre Nós", música lançada nesta quinta (12), com uma nova parceria com o rapper Rashid. Assista ao clipe da música no player abaixo e, por favor, preste atenção nos versos desses dois: por eles, por você, por tanto e tudo.
O piano, os violinos. Sério, é de arrepiar, mesmo.
"A sensação é a de que estamos na mesma luta dos nossos antepassados. Muitos deles morreram desumanizados. É na força deles, que foram arrancados da África, escravizados e não pararam de cantar sequer um minuto, que eu busco energia
para esse novo projeto"
Drik Barbosa
Ali, em "Sobre Nós", Drik cita logo o termo "banzo" na rima, que é um conceito além de um sentimento de melancolia. Trata-se de uma "uma nostalgia mortal que acometia negros africanos escravizados no Brasil", como explica o comunicado enviado aos jornalistas, em uma explicação do grande Nei Lopes.
"Sobre Nós" é o primeiro dos três singles de "NÓS". O projeto também inclui uma audionovela ficcional, mas baseada em histórias vividas e vistas por Drik.
"Quero interligar os nossos nós e extrair da dor o antídoto que injeta força na nossa resistência. A ideia é fazer isso através do afeto, do diálogo e do autocuidado"
Quem acompanha Drik há tanto tempo, sente como a artista se preparou para esse momento. Para esse peso de carregar tanto peso nas costas, rimar para algo que seja além dela e do momento presente. É de cortar o tempo e espaço.
Não existe passado, presente e futuro dentro dessa temática, todos andam juntos, é herdado, passado de geração para geração. É louco pensar nisso. Bonito, também.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.