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Pedro Antunes

Spotify mostra que, de perto, todo mundo é estranho. Até no gosto musical

Spotify cria a ação #SóVocê para provar que, de perto, todo mundo é meio estranho - Montagem: Pedro Antunes
Spotify cria a ação #SóVocê para provar que, de perto, todo mundo é meio estranho Imagem: Montagem: Pedro Antunes

Colunista do UOL

02/06/2021 21h52

Sem tempo?

  • Fãs de Doja Cat curtem ouvir o som emitido pelas baleias?
  • E quem curte Harry Styles, que costumeiramente escuta Watermelon Sugar à noite?
  • Ludmilla está em 570 playlists cujo título inclui a palavra ?rainha?. É dona da porr* toda, mesmo, não é?
  • O Spotify criou uma ação para mostrar o que você já sabia.
  • Que seu gosto musical é estranho.
  • Mas não se preocupe. O gosto de todo mundo é.

Você sabia que fãs da Doja Cat do mundo todo ouviram mais de 4 milhões de minutos de sons de baleia além do hit "Say So", entre outros sucessos da cantora?

Pois é!

Fãs da SZA são otimistas por natureza, aparentemente, já que a música "Good Days", cantada pela dona do vozeirão aveludado, é tocada mais de 74 mil de vezes antes do meio-dia todos os dias.

Já a turma que curte Harry Styles curte colocar "Watermelon Sugar" para tocar durante a noite. Por favor, não avisem ao Gil do Vigor do BBB 21.

Mais informações interessantes?

Ouvintes de Selena Gomes são festeiros e ouvem mais de 413 mil horas de dance music depois da meias noite.

As estatísticas provam que Ludmilla é a dona da porr* toda. São mais de 570 playlists que incluem músicas da artista com "rainha" no título. Uau!

Já existem mais de 97 mil playlists com o nome "Montero", sobrenome de Lil Nas X que dá título ao recente sucesso do artista.

A estranheza do bem

O Spotify, a plataforma de música por streaming global, liberou hoje uma nova função, que eles chamam de "experiência, o #SóVocê.

Ali, no uso do aplicativo da plataforma pelo smartphone, você é jogado em um ambiente que mostra como você é único nos seus gostos.

Eles criaram diferentes formatos. Fizeram um horóscopo musical, criaram um "jantar musical", enfim, tem para todos os gostos.

Com a playlistlização da música criada com a popularização dos serviços como a plataforma sueca, nada mais normal do que as pessoas terem seus hábitos de ouvir música transformados.

Ninguém mais tem o trabalho de trocar de disco para ouvir artistas distintos.

É a maravilha da conectividade com a qual vivemos, mas também gera preocupação dos mais conservadores.

É o fim do álbum? (Puts, essa é uma conversa para outro momento).

Hoje, você pode ir de uma canção do novo álbum Fernanda Takai para a melancolia de Frank Ocean em instantes (sim, esse foi meu caso, segundo o algoritmo, embora eu possivelmente tenha feito esse caminho UMA vez na vida).

O Capital Inicial (vai saber por que lembrei disso agora) tem uma música que diz assim: "O que você faz quando ninguém tá vendo?"

A não ser que seja um roqueirão de bandana e cabelos grisalhos ou qualquer outro tipo de adepto do terraplanismo musical que só ouve um mesmo tipo de música 24 horas por dia, todo mundo usa da privacidade da plataforma para dar vazão às suas loucurinhas musicais.

As redes sociais foram invadidas por prints das esquisitices musicais de cada um. Algumas combinações são divertidas, outras reveladoras e algumas um pouco previsíveis, como de praxe. Como engajamento, é uma jogada certeira. Todo mundo adora se sentir especial.

A verdade que o Spotify mostra a gente já sabia.

De perto, todo mundo é estranho. Ainda bem.

Nos comentários, conte suas estranhezas musicais. Se tiver coragem, é claro.