Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Os dez mandamentos precisam ser revisados

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Uchoa

Colunista do UOL

23/07/2022 11h00

Imagine estar andando pelas trilhas íngremes do Monte Sinai e por entre os arbustos, enxergar um senhor de barba até os joelhos escrevendo em tábuas de pedra. Uma imagem um tanto quanto exótica, não? Mas o que aquele velho senhor estava escrevendo mudaria para sempre a história do mundo ocidental, nasciam ali, segundo ele, as Leis de Deus, soprada pelo Todo Poderoso no seu ouvido, os famosos dez mandamentos - não a novela da Record, os da bíblia.

Para atualizar as normas de condomínio da humanidade, eu sugeri algumas mudanças que estão mais de acordo com o nosso tempo atual.

1 - "Amar a Deus sobre todas as coisas"
Esse é melhor não mexer e deixar Deus satisfeito de ser citado logo no primeiro mandamento, como todo homem branco, ele deve ter um ego bem grande por querer ser amado sobre todas as coisas, e todo mundo sabe o quanto é violento um homem branco com ego ferido.

2 - "Não tomar seu Santo nome em vão"
Deixe o povo tomar o nome santo em vão, isso gera engajamento. É uma excelente estratégia de marketing para que a marca fique viva por anos. Trocaria por: "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim".

3 - "Guardar Domingos e festas"
O justo seria: "Semana útil com 5 dias na semana e o empregador é obrigado a emendar todos os feriados, principalmente os que caem na quarta-feira".

4 - "Honrar pai e mãe"
Esse mandamento é muito delicado e subjetivo. Todo mundo tem mãe, nem sempre pai. E nesses casos como se pode honrar alguém que não existe?

5 - "Não Matar"
Não matar. Não portar arma. Não fazer arminha com a mão. Não fazer postagens com discurso de ódio através de um perfil falso em rede social. Não negar a ciência. Não negligenciar a LGBTQfobia e o racismo.

6 - "Não pecar contra a Castidade"
Castidade? O que é isso? Esse não faz o menor sentido, sugiro: "Vá transar".

7 - "Não furtar"
Concordo, principalmente isqueiros e canetas.

8 - "Não levantar falso testemunho"
Eu só mudaria a formulação da frase para algo mais atual, tipo: "Não meta esse caô" ou "Pare de criar fanfic".

9 - "Não desejar a mulher do próximo"
Alerta textão, descansa militante. Não desejar a mulher, tendo ela próximo ou não. A não ser que ela também esteja desejando. Minha sugestão é: "Mulher que é mulher, até na orgia só faz o que quer".

10 - "Não cobiçar as coisas alheias"
Cobiça já é um pecado capital. Por que ser citada duas vezes? Isso lá na frente pode causar uma confusão nas provas da catequese. Sugiro focar na vingança, que é algo mais atual. E fecharíamos os 10 Mandamentos de forma avant garde citando um profeta mexicano do século XX: "A vingança nunca é plena, mata alma e envenena".

Enfim, são apenas dicas, e eu tenho certeza que eu não sou o primeiro a pensar nisso, como mostra a esquete dessa semana em comemoração aos 10 anos de Porta dos Fundos.

*Pedro Uchoa é assistente de roteiros do Porta dos Fundos no Instagram @pedrouchoam