Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Você é covarde? Conheça cinco formas eficazes para fugir de uma briga
Bundão, bunda mole, cagão, borra calças, entre outros, são os substantivos usados como sinônimos para alguém medroso ou covarde, adjetivos esses que são vistos de forma negativa pela sociedade - o que é uma total injustiça, afinal, qual é o melhor mecanismo de sobrevivência senão a covardia?
Quando um antílope foge de um leão, quando obedecíamos a nossa mãe antes que ela contasse até três, quando pensamos em pedir demissão mas lembramos que ainda temos que pagar as prestações restantes da TV, ou quando alguém foge de um debate politico é covardia - e isso é maravilhoso e essencial para a sobrevivência.
Pensando em valorizar mais esse estilo de vida, separei cinco formas para ser um medroso profissional e fugir de uma briga de forma eficaz.
1 - "Vou buscar a minha arma!"
Essa frase é excelente, porque ela comunica que você não está fugindo da briga, mas apenas se sente despreparado, e ao mesmo tempo é uma promessa ameaçadora que nunca vai se cumprir, o que te dá um tempo perfeito para ir para casa, nunca mais voltar e torcer para ninguém ter te seguido ou chamado a policia.
2 - "Tô zoando, pô!"
Assumir uma postura descontraída é uma ótima forma de se desviar de um problema sem ter que apelar para a humilhação, afinal, quem tem coragem de bater em alguém que está sorrindo? Algumas pessoas, mas não a maioria - eu acho.
3 - "Hoje é meu aniversário"
Existem algumas regras não escritas na nossa sociedade, e uma delas é respeitar o aniversário de alguém. Ninguém quer assumir a responsabilidade de estragar a data mais feliz do ano de uma pessoa - que não seja seu parente, claro. Com essa desculpa você conseguirá ao menos adiar a sua surra para o dia seguinte, o que te dá tempo suficiente para encontrar outra desculpa que te ajude mais a longo prazo.
4 - Use óculos
Alguns acessórios te garantem se livrar de uma surra - como os óculos, por exemplo - e outros têm o efeito contrário - como a pulseira do equilíbrio - use-os com sabedoria, e evite lentes de contato, a menos que você se garanta no soco.
5 - Corra
A habilidade mais antiga e instintiva do ser humano ainda é muito bem-vinda hoje em dia, e uma das técnicas mais eficazes dessa lista. Alguns podem até dizer que correr é um sinal gritante de fraqueza, mas na verdade é uma atitude totalmente justificável. Você pode ter corrido por estar atrasado para um compromisso, para pegar um ônibus, para socorrer algum familiar, o fato de isso ter acontecido segundos antes de você entrar em uma briga é só coincidência. Então, ao menor sinal de perigo, apenas corra.
Mas caso você precise de mais ideias para fugir de um combate, confira a esquete do Porta dos Fundos dessa semana, mais uma da série especial de 10 anos do Porta.
*Jhonatan Marques é roteirista do Porta dos Fundos e pede mil desculpas caso tenha ofendido alguém, ele tava zoando, pô! No Instagram: @ojhonatanmarques
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.