Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Independência ou farsa? Sete motivos para não comemorar o 7 de Setembro

Rafa Castro (@umrafacastro)
Imagem: Rafa Castro (@umrafacastro)

Matheus Mad

Colunista do UOL

03/09/2022 11h00

Finalmente, 200 anos! O Brasil já tá bem grandinho, finalmente saiu da casa dos pais, e por mais que a independência já tenha chegado há um tempo a única coisa que mudou é que agora o Brasil pode ser preso sem direito à cela especial, sendo obrigado a vender sua alma por cigarro como todo país normal que atinge a maioridade e faz merda, como a Líbia. Numa espécie de crise de meia-idade, o Brasil já passou da fase de adolescente mimado que faz cinema na PUC, e mora com os pais, para a fase Tuco da Grande Família, perdido na vida, sem identidade, com o sonho de ser uma estrela do rock e servindo apenas como motivo de piada para os primos bem sucedidos.

Hoje eu venho aqui provar pra vocês que idade não quer dizer nada e que tamanho não é documento - esse último é mais uma coisa minha mesmo. Por mais que o Brasil seja independente vou lhes mostrar 7 motivos que provam o contrário.

Motivo 1 - Não se relaciona com ninguém
Todo mundo sabe que uma das coisas boas de atingir a independência é poder se relacionar com tranquilidade, podendo chamar o crush pra casa e até mesmo frequentar motéis de qualidade duvidosa, mas ninguém quer se relacionar com o Brasil. O Brasil até tenta chegar num papo, num sambinha, mostrando a vista maravilhosa, mas no fim das contas o nosso país é o Caio Castro, que sugere rachar a conta e evita aumentar a dívida externa. Qual foi a relação mais duradoura que o Brasil já teve? EUA? Portugal? Depois do primeiro encontro nenhuma nação ligou nem pra saber se chegamos bem em casa.

Motivo 2 - Não tem emprego
Isso não é novidade, né? Mais de dez milhões de desempregados. O Brasil não consegue trabalho, ele dá trabalho! Nenhum país vai querer algo com um país que não quer nada da vida.

Motivo 3 - Não sabe dirigir
O Brasil já deu várias provas de que dirigir não é com ele, porque nitidamente ele não faz ideia para onde ir. Na prova de direção defensiva o Brasil não se defende e não dirige. Ele até tentou tirar carteira, mas reprovou no psicotécnico, inclusive hoje tem um maluco dirigindo por ele. O Brasil no máximo pega carona e nem se propõe a rachar a gasolina, até porque tá cara demais.

Motivo 4 - só faz m...
Como um bom país dependente, o Brasil só se mete em furada! Mais aleatório que rolê do Ronaldinho Gaúcho, Brasil toda hora está fazendo o que não deve por aí e alguém tem que socorrer. É inflação alta, briga na política externa, rachadinha, crise na ONU, encontro com ditador, emas aleatórias tomando cloroquina, é tanta confusão que parece uma biografia do Alexandre Frota sendo narrada pelo Cid Moreira.

Motivo 5 - Deixa tudo desarrumado
O Brasil é uma bagunça só! Nem uma meia sequer ele é capaz de achar no meio da confusão. Imposto em cima de imposto, as dívidas espalhadas e um sistema político que você não consegue se achar.

Motivo 6 - Chora e é mimado
Uma coisa que o Brasil faz é chorar. Meu Deus, como chora! Até a bandeira já tem olho e tá chorando. O Brasil é sofrido e é literalmente onde o filho chora e a mãe não vê.

Motivo 7 - Golpe
Esse negócio de golpe todo mundo sabe que é coisa de gente que não faz nada. É o famoso cão que ladra não morde. Fica falando por aí de golpe mas não sabe nem o que é o STF. É o famoso, pede impeachment mas não sabe nem escrever, como mostra essa esquete do Porta dos Fundos.

*Matheus MAD é humorista, roteirista do Porta dos Fundos, e mora com os pais. No instagram: @omatheusmad