Ricky Hiraoka

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Globo tem mais a ganhar com Eliana do que a apresentadora ao mudar de canal

As especulações chegaram ao fim. Em entrevista ao Fantástico, Globo e Eliana confirmaram oficialmente que a apresentadora será responsável por liderar a nova temporada do "Saia Justa" (GNT), que estreia em agosto, e por assumir o comando do "The Masked Singer" a partir de 2025. Planos aparentemente tímidos para uma profissional com a reputação de Eliana, mas que, analisados com atenção, fazem todo o sentido.

Claramente estar à frente desses dois formatos é o primeiro passo de um caminho extenso que Eliana deve percorrer no Grupo Globo. É uma questão de tempo para que ela tenha uma atração semanal na TV aberta. Afinal, a emissora não investiria tanto nessa contratação para não aproveitar o apelo comercial e a credibilidade da apresentadora, um dos poucos nomes da TV que nunca se envolveu em polêmicas ou recorreu ao sensacionalismo para ter audiência.

Eliana preenche um vazio que a Globo há anos busca solucionar: a falta de uma grande comunicadora que consiga falar com a família brasileira. Historicamente, o canal sempre teve problemas para lançar e formar apresentadores. Faustão, Xuxa, Angélica, Luciano Huck, Serginho Groisman e Ana Maria Braga tiveram que brilhar em outros canais antes de chegar à emissora da família Marinho. Nos últimos tempos, a Globo até tentou resolver essa questão com soluções caseiras, investindo em nomes como Fernanda Gentil, que nunca caiu nas graças do público, ou de Ivete Sangalo, que foi relegada a formatos que não propiciavam explorar seu carisma e espontaneidade.

Eliana é uma aposta segura tanto para audiência quanto para faturamento. Entretanto, um nome como o da apresentadora não pode correr riscos de não ter um programa à altura de sua história. É preciso tempo para desenvolver com calma uma atração que contemple o talento e as qualidades de Eliana para os sábados ou os domingos da Globo. Por isso, nesse início, é interessante ter cautela antes de expor a apresentadora a qualquer tipo de formato.

A curto prazo, colocar Eliana para capitanear o sofá do Saia Justa é uma forma de popularizar mais a atração, que, ao longo dos anos, perdeu o apelo junto ao público. Além disso, uma profissional com a dimensão de Eliana pode ser uma arma importante para que o GNT consiga fazer frente ao seu principal rival na TV fechada: o Discovery Home and Health, que sempre deu mais audiência e teve mais repercussão que o canal fechado do Grupo Globo. Em paralelo, ter Eliana disponível para participações sazonais na TV aberta, como o comando do The Masked Singer, garante que a Globo não terá problemas de comercializar cotas dessa ou de qualquer outra atração por temporada que a loira venha a apresentar enquanto espera seu próprio programa.

Com 33 anos de carreira, Eliana construiu uma credibilidade e formou um público fiel, tornando-se um ativo irresistível para um grupo de comunicação como a Globo, que atua em várias frentes. Não é exagero dizer que a Globo tem mais a ganhar com a contratação da apresentadora do que Eliana tem a ganhar com a troca de emissora. Eliana poderia se manter tranquilamente nas tardes de domingo do SBT ou migrar novamente para a Record, mas, ao optar pela Globo, ela mostra que comodismo não é uma palavra que a atrai e que ela está disposta e preparada para encarar qualquer desafio. Alguém duvida que Eliana fez a escolha certa e será bem-sucedida nessa empreitada?

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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