Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Por que Ana Paula Arósio ainda causa fascínio no Brasil?

Longe da TV há 14 anos e evitando aparecer na mídia a todo custo, Ana Paula Arósio ainda mexe com o imaginário do povo brasileiro. Qualquer aparição pública ou informação nova sobre a atriz gera um barulho e um interesse proporcionais à fama que ela possuía no início dos anos 2000, quando fazia parte do time A do elenco da Globo.

Afastada dos noticiários desde que estrelou a propaganda para um banco em 2020, Ana Paula Arósio voltou a estampar as manchetes dos portais e a ser assunto nas redes sociais por conta de uma publicidade que aceitou fazer para uma marca de suplemento vitamínicos que é vendida exclusivamente em uma conhecida rede de farmácias. Exibindo a mesma beleza que a fez ser capa de centenas de revistas ao longo das décadas de 1990 e 2000, Ana Paula Arósio foi alvo de elogios de antigos fãs, que ainda sonham com uma possível volta da atriz às novelas.

Sumida da TV, Ana Paula Arósio ganha R$ 700 mil para ressurgir em publicidade
Sumida da TV, Ana Paula Arósio ganha R$ 700 mil para ressurgir em publicidade Imagem: Divulgação

O furor e fascínio que Ana Paula Arósio ainda gera, em parte, podem ser explicados pela bem-sucedida carreira que ela teve. Foram anos interpretando personagens memoráveis como a protagonista da minissérie "Hilda Furacão" (1998), a heroína Giuliana, de "Terra Nostra" (1999), e atrevida Olívia, de "Páginas da Vida" (2006). É difícil esquecer uma personalidade que esteve tão presente na casa dos brasileiros numa época em havia poucas opções de entretenimento além da TV. Ainda mais quando essa personalidade é dona de uma das belezas mais impactantes que os meios de comunicação já viram.

Por outro lado, a opção de Ana Paula Arósio por abandonar o ofício de atriz e, consequentemente, abrir mão das regalias e do retorno financeiro, que uma profissional do gabarito dela possuíam, também ajuda a entender por que o brasileiro ainda engaja em qualquer notícia sobre ela. É natural que queiram saber por que uma pessoa rejeita fama, dinheiro e prestígio —tríade que muitos acreditam ser o suprassumo da realização pessoal. Mas, muito além da curiosidade, o que também explica o fascínio por Ana Paula Arósio é o fato da atriz ter tido a coragem de fazer aquilo todo mundo já fantasiou: jogar tudo para o alto. A aposentadoria de Ana Paula Arósio é a catarse que todo brasileiro gostaria de viver, mas não consegue.

Num momento em que milhões brigam por míseros segundos de notoriedade na internet e lutam para angariar seguidores, uma profissional de talento reconhecido optar por levar uma vida discreta também justifica o eterno interesse que mantemos pela figura de Ana Paula Arósio. É quase impossível não se perguntar: qual a fonte de felicidade que ela descobriu no anonimato que a gente ainda não sabe?

Enquanto Ana Paula Arósio evitar os holofotes e a sociedade seguir valorizando fama e popularidade, a figura da atriz continuará causando comoção a cada migalha de informação que ela permitir que nós saibamos sobre sua vida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes