43 anos de SBT: cinco momentos gloriosos do canal de Silvio Santos
Nesta segunda, o SBT completa 43 anos. A comemoração pelo aniversário tem um gosto agridoce, já que a emissora acaba de perder seu fundador e principal artista, o apresentador Silvio Santos, que partiu no último sábado. Além de comandar o próprio programa, Silvio Santos interferia diretamente na programação do canal e, entre o fim dos anos 1980 e o início da década de 2000, foi responsável direta ou indiretamente por atrações que até hoje estão vivas na memória do brasileiro.
Recentemente, o SBT promoveu modificações na grade e a coluna torce para que a emissora volte a apresentar o brilho e a audácia que marcaram o passado do canal. Abaixo, relembramos cinco ótimos momentos do SBT.
Casa dos Artistas
O BBB se tornou a grande referência de reality show no Brasil, mas antes de sua estreia na Globo, o SBT colocou no ar a "Casa dos Artistas", confinando famosos, como Supla, Bárbara Paz, Nana Gouveia e Alexandre Frota, numa mansão no Morumbi. O programa se tornou um fenômeno gigantesco e fez o "Fantástico" perder a liderança em audiência pela primeira vez, além de obrigar a Globo a acelerar a estreia do "Big Brother Brasil".
Show do Milhão
O bom e velho quiz show andava esquecido na TV brasileira até Silvio Santos lançar o "Show do Milhão" (inicialmente chamado de "Jogo do Milhão") e hipnotizar o Brasil com um jogo de perguntas e respostas que poderia premiar o vencedor com um valor de até 1 milhão de reais. O programa ficou na memória afetiva dos brasileiros que até hoje usam os bordões que Silvio Santos utilizava, como "Você está certo disso?" ou "Quer pedir ajuda aos universitários?".
Éramos Seis e As Pupilas do Senhor Reitor
Nos anos 1990, Silvio Santos apostou suas fichas na produção de novelas e o SBT realizou dois clássicos que até hoje são lembrados pelo público: os remakes de "Éramos Seis", estrelado por Irene Ravache e Othon Bastos, e "As Pupilas do Senhor Reitor", protagonizada por Déborah Bloch e Eduardo Moscovis. Apesar de bem-sucedida, essa empreitada do SBT em novelas se extinguiu anos depois após o fraco desempenho de "Sangue do Meu Sangue", "Razão de Viver", "Dona Anja" e "Ossos do Barão".
Jô Soares Onze e Meia
O talk show apresentado pelo humorista Jô Soares foi responsável por renovar o formato no Brasil e influenciou a maneira como os programas de entrevistas são até hoje. Além de dar palco para famosos e personalidades, o "Jô Soares Onze e Meia" foi uma das primeiras atrações a dar destaque para histórias de pessoas comuns e trata-las como o mesmo nível de importância que as celebridades.
Programa Livre
Capitaneado por Serginho Groismann, a atração não subestimava a inteligência do jovem e tratava de assuntos importantes através de entrevistas e debates. Além disso, pelo palco do "Programa Livre" também passaram os artistas mais prestigiados da música e novos talentos que viriam a ter carreiras consagradas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.