Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

43 anos de SBT: cinco momentos gloriosos do canal de Silvio Santos

Nesta segunda, o SBT completa 43 anos. A comemoração pelo aniversário tem um gosto agridoce, já que a emissora acaba de perder seu fundador e principal artista, o apresentador Silvio Santos, que partiu no último sábado. Além de comandar o próprio programa, Silvio Santos interferia diretamente na programação do canal e, entre o fim dos anos 1980 e o início da década de 2000, foi responsável direta ou indiretamente por atrações que até hoje estão vivas na memória do brasileiro.

Recentemente, o SBT promoveu modificações na grade e a coluna torce para que a emissora volte a apresentar o brilho e a audácia que marcaram o passado do canal. Abaixo, relembramos cinco ótimos momentos do SBT.

Casa dos Artistas

Elenco da primeira Casa dos Artistas com Silvio Santos
Elenco da primeira Casa dos Artistas com Silvio Santos Imagem: Divulgação/SBT

O BBB se tornou a grande referência de reality show no Brasil, mas antes de sua estreia na Globo, o SBT colocou no ar a "Casa dos Artistas", confinando famosos, como Supla, Bárbara Paz, Nana Gouveia e Alexandre Frota, numa mansão no Morumbi. O programa se tornou um fenômeno gigantesco e fez o "Fantástico" perder a liderança em audiência pela primeira vez, além de obrigar a Globo a acelerar a estreia do "Big Brother Brasil".

Show do Milhão

O bom e velho quiz show andava esquecido na TV brasileira até Silvio Santos lançar o "Show do Milhão" (inicialmente chamado de "Jogo do Milhão") e hipnotizar o Brasil com um jogo de perguntas e respostas que poderia premiar o vencedor com um valor de até 1 milhão de reais. O programa ficou na memória afetiva dos brasileiros que até hoje usam os bordões que Silvio Santos utilizava, como "Você está certo disso?" ou "Quer pedir ajuda aos universitários?".

Éramos Seis e As Pupilas do Senhor Reitor

Nos anos 1990, Silvio Santos apostou suas fichas na produção de novelas e o SBT realizou dois clássicos que até hoje são lembrados pelo público: os remakes de "Éramos Seis", estrelado por Irene Ravache e Othon Bastos, e "As Pupilas do Senhor Reitor", protagonizada por Déborah Bloch e Eduardo Moscovis. Apesar de bem-sucedida, essa empreitada do SBT em novelas se extinguiu anos depois após o fraco desempenho de "Sangue do Meu Sangue", "Razão de Viver", "Dona Anja" e "Ossos do Barão".

Jô Soares Onze e Meia

O talk show apresentado pelo humorista Jô Soares foi responsável por renovar o formato no Brasil e influenciou a maneira como os programas de entrevistas são até hoje. Além de dar palco para famosos e personalidades, o "Jô Soares Onze e Meia" foi uma das primeiras atrações a dar destaque para histórias de pessoas comuns e trata-las como o mesmo nível de importância que as celebridades.

Continua após a publicidade

Programa Livre

Serginho Groisman no Programa Livre
Serginho Groisman no Programa Livre Imagem: Divulgação/SBT

Capitaneado por Serginho Groismann, a atração não subestimava a inteligência do jovem e tratava de assuntos importantes através de entrevistas e debates. Além disso, pelo palco do "Programa Livre" também passaram os artistas mais prestigiados da música e novos talentos que viriam a ter carreiras consagradas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes