Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Estrela da Casa precisa de uma reformulação para não decepcionar em 2025

Mesmo com audiência e repercussão baixas, Estrela da Casa terá uma segunda temporada no próximo ano graças ao sucesso comercial do reality show. Com a certeza de estar na grade de 2025 da Globo, o formato tem a chance de se reinventar e mostrar que tem potencial para arrebatar a atenção do público e movimentar as redes sociais.

Com uma dinâmica confusa e muitas semelhanças com o BBB, Estrela da Casa não agradou nem a parcela dos espectadores que gosta de reality de confinamento, nem despertou interessa em quem é fã de talent shows que revelam novos cantores. O formato híbrido claramente não funcionou e algumas modificações precisam ser implementadas caso a Globo queira garantir a longevidade da atração.

A primeira medida a ser tomada é simplificar o programa. O BBB só pode se dar ao luxo de variar a forma como os confinados são escolhidos para disputarem a eliminação porque, durante anos, o modo como os participantes iam parar no temido Paredão era de fácil entendimento. Essa dinâmica foi se transformando gradualmente conforme o público entendia o formato. O Estrela da Casa chegou cheio de regras que ofuscaram a premissa principal da atração: descobrir um novo talento da música brasileira.

O dia a dia do Estrela da Casa precisa se distanciar da rotina do BBB. Qual o sentido de aspirantes a astros musicais disputarem provas de resistência? Faltou desenvolver dinâmicas que refletissem os perrengues que artistas enfrentam. Além disso, o programa tinha que dar conta de tantas narrativas que não teve muito espaço para mostrar a convivência entre os participantes. Se não há tempo de tela para mostrar as relações que são formadas no confinamento, faz sentido manter esses jovens artistas numa casa vigiada 24 horas por dia?

Por último, mas não menos importante é necessário promover uma transformação estética no programa para que o Estrela da Casa tenha uma identidade própria. Por ser gravado na mesma casa do BBB, tudo lembrava o reality show de confinamento mais visto do Brasil. É preciso criar um ambiente que tenha a cara do Estrela da Casa e que represente o universo retratado pelo programa.

Estrela da Casa tem uma premissa muito interessante. Quem sabe em 2025, o programa consiga mostrar a que veio e deixar de ser uma versão musical do BBB.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes