O que as novelas atuais podem aprender com 'Alma Gêmea' e 'Força de Mulher'
"Mania de Você" quase protagonizou um feito raro na quinta (31) passada: ter menos audiência que uma reprise do Vale a Pena Ver de Novo. A novela das nove cravou 19,2 pontos na Grande SP (cada ponto equivale a 73.279 domicílios e 191.477 indivíduos), meio ponto a mais que "Alma Gêmea", que segue fazendo bonito nos fins de tarde da Globo.
Outro folhetim que tem alcançado médias cada vez maiores é a produção turca "Força de Mulher", que registrou 9,4 pontos e já é a atração mais vista da Record.
A saga da viúva Bahar, que não mede esforços para driblar seus problemas de saúde e criar os dois filhos, herdou espectadores que não se encantaram com "Mania de Você" e parte do público que abandonou as novelas infantis do SBT.
Num contexto em que as novelas nacionais contemporâneas têm sofrido há alguns anos para emplacarem, é possível analisar o sucesso de "Alma Gêmea" e de "Força de Mulher" e encontrar denominadores em comum que explicam a boa aceitação dessas duas tramas e que podem guiar o desenvolvimento de futuras produções.
Premissas simples, mas poderosas
Tanto "Alma Gêmea" quanto "Força de Mulher" têm um ponto de partida que pode ser explicado e entendido com muita facilidade. Vale enfatizar que simplicidade não é sinônimo de obviedade.
As duas novelas, cada uma a seu modo, conseguem desenvolver uma história inventiva e atraente, mesmo tratando de conflitos que foram amplamente explorados pela teledramaturgia.
Em uma realidade em que as pessoas não desgrudam do smartphone e acessam redes sociais enquanto veem TV, a simplicidade dessas tramas contribui para que o público as compreenda sem investir toda a sua atenção com que é exibido na telinha. A velocidade e o excesso de acontecimentos que marcaram o início "Mania de Você" exigiram dos fãs da novela estarem ligados o tempo todo na trama.
Novela como um espelho do espectador
Uma das chaves do sucesso de qualquer novela é a identificação. O público não precisa se enxergar 100% nos personagens, mas, no mínimo, é necessário que ele se reconheça de alguma maneira nos conflitos retratados ou aspire viver situações semelhantes ao que acompanha no folhetim.
Por mais que em alguns momentos "Alma Gêmea" e "Força de Mulher" sejam um vale de lágrimas, a audiência consegue se identificar com os dramas dos protagonistas e dos personagens secundários porque eles são calcados em questões românticas e familiares, problemas que todos enfrentam em algum momento na vida.
Em "Mania de Você", por exemplo, a ação se desenrola a partir de armações e golpes e pela ambição desmedida dos personagens.
Romance bem estruturado
Novelas desde sempre são guiadas por encontros e desencontros amorosos. Às vezes, a trama central não é o conflito romântico, como o caso de produções bem-sucedidas: "Por Amor", "Senhora do Destino" e "A Próxima Vítima".
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Quero receberMas todo bom folhetim tem, pelo menos, um casal com quem os espectadores desenvolvem uma relação de projeção, que faz com que eles torçam para haver um final feliz. "Alma Gêmea" e "Força de Mulher" possuem histórias de amor construídas de maneira crível, fazendo com que o público acredite que os personagens são apaixonados e merecem ficar juntos para sempre.
"Mania de Você" falha miseravelmente nesse aspecto. A paixão entre Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) não convence, porque não houve uma progressão dramática que fizesse os espectadores acreditarem nesse romance.
Tudo foi muito instantâneo e, para piorar, tanto Viola quanto Rudá traem a confiança de Luma (Agatha Moreira), que não só fez tudo para ajudá-los e defendê-los como é a vítima do maior golpe da novela. Fica complicado torcer para dois personagens que agem com deslealdade.
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