Está na hora de A Fazenda se reinventar e repensar a escolha do elenco
Não tem como negar: A Fazenda, o reality show mais famoso da Record, está um saco. E não me refiro apenas a atual edição, não. O programa tem se tornado cada vez mais enfadonho desde a edição de 2020, que consagrou Jojo Todynho como campeã.
De lá para cá, as narrativas não engrenam direito e poucos foram os participantes que conseguiram engajar a atenção do público e não se preocuparam em representar personagens para ganhar tempo de tela. Os melhores exemplos no quesito originalidade são a ex-jogadora de vôlei, Márcia Fu, o maior acerto de escalação do reality show em muito tempo; a personalidade das redes sociais, Cariúcha; e a jornalista Raquel Sheherazade.
Parte da chatice de A Fazenda é culpa do elenco, que tem sido mal escolhido há alguns anos. Privilegiando nomes pouco conhecidos das grandes massas, mas com muitos seguidores e engajamento nas redes sociais, o programa acaba dando palco para uma galera com um perfil muito semelhante e que está mais interessada em aparecer do que jogar.
Esses participantes oriundos da internet e de outros reality shows até arrumam confusões e brigas com os colegas de confinamento, mas todos esses barracos soam pouco naturais e pensados para virar VT. Poucos dos conflitos obedecem a uma lógica de causa e efeito, que faz com que o espectador acompanhe o desenrolar de uma situação até que ela se torne insustentável e vire uma grande treta.
Nesse ponto, as dinâmicas do BBB são mais eficazes para causar e conduzir discórdia entre os participantes, o que impacta diretamente a narrativa do reality show.
Outro equívoco reincidente de A Fazenda é selecionar pseudocelebridades que ganharam espaço na mídia após algum escândalo, como Liziane Gutierrez, Mileide Mihaile e Tiago Ramos.
Na atual edição, essa função é cumprida pelo personal trainer Gilsão, que ficou famoso ao ser apontado como pivô da separação do cantor Belo e de Gracyanne Barbosa, e pela professora Camila Moura, que arrebanhou milhões de seguidores após ser quase corneada pelo então marido, Lucas Buda, no BBB 25.
Gilsão e Camila podem até render engajamento em paginas de fofoca no Instagram, mas não entregaram nada em A Fazenda.
A falta de apelo do elenco se reflete nos números de audiência de A Fazenda, que sofre para chegar aos 7 pontos de média. O programa só não apresenta índices mais anêmicos porque SBT e Band não têm investido em novidades na linha de shows. Caso contrário, esse reality estaria no brejo há muito tempo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.