Raso, documentário sobre Belo só vale pela presença de Gracyanne Barbosa
Quando questionado se iria falar sobre tudo em sua série documental, o cantor Belo não pestanejou e garantiu que não haveria censura em nenhum assunto. Ao ver os quatro episódios de "Belo - Perto Demais da Luz", do Globoplay, não dá para dizer que ele mentiu. O documentário, de fato, aborda passagens polêmicas da vida do pagodeiro, como a pendência judicial com o ex-jogador de futebol Denilson, a prisão por associação com o tráfico de drogas e os relacionamentos amorosos com Viviane Araújo e Gracyanne Barbosa. O problema é que Belo comenta essas experiências sem se aprofundar em nenhuma delas. Com simpatia e jogo de cintura, ele sai pela tangente em todos esses temas e não revela nada além do óbvio.
Com um ótimo personagem em mãos, "Belo - Perto Demais da Luz" perde a chance de traçar um retrato mais contundente sobre quem é Marcelo Pires Vieira, o Belo. A série documental é condescendente demais com o cantor e ignora a complexidade do protagonista, contentando-se em criar um perfil simpático e guerreiro do artista. Belo é simpático e guerreiro? Com certeza, mas, como bem aponta Gracyanne Barbosa, ex-companheira do pagodeiro, Belo tem problemas para elaborar sentimentos, parece estar sempre na defensiva e mente com frequência.
Esse lado desconhecido do grande público não é explorado. Não entendemos, por exemplo, como a passagem pela prisão, que deve ser uma experiência terrível, ressoou em Belo. Ele não faz nenhuma reflexão sobre esse período, nem detalha histórias inéditas sobre o tempo em que ficou no presídio. Belo limita-se a dizer que, logo após conquistar a liberdade, soltou todos os passarinhos que mantinha presos em gaiolas.
Pouco sabemos também como é Belo pai e avô. A produção ignora totalmente os quatro filhos e os quatro netos do cantor. Para um artista que canta tanto sobre o amor, a relação com a família ajudaria muito a entender a personalidade do pagodeiro. Se não fosse Gracyanne Barbosa falar brevemente sobre o assunto, quem não conhece a história de Belo talvez nem saberia que ele é pai e avô.
Em nenhum momento, Belo é confrontado com as visões que Gracyanne Barbosa e outras pessoas têm a respeito dele. Ele não discorre sobre a fama de mentiroso, nem rebate a declaração de Gracyanne Barbosa sobre ele ter questões emocionais para tratar. Fica sempre o dito pelo não dito.
Apesar das boas intenções, "Belo - Perto Demais da Luz" é rasa e deve agradar apenas os fãs do cantor. Uma pena, porque havia muitos caminhos narrativos que poderiam fazer com que essa produção se tornasse referência em séries documentais biográficas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.