Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

TV mudou, e Fred Bruno é a cara e o frescor dessa mudança no Globo Esporte

A TV ainda bate cabeça para entender a melhor maneira de aproveitar fenômenos das redes sociais em sua programação. Seja como atores ou como apresentadores, os influencers se tornaram uma espécie de mal necessário dos canais, que tentam usar a popularidade dessas personalidades para atrair uma audiência mais jovem e chamar a atenção do mercado publicitário, que conhece bem a força dos criadores de conteúdo.

Nessa jornada de integração entre TV linear e redes sociais, a Globo é a emissora que aposta mais alto em nomes oriundos das plataformas digitais e, por essa razão, coleciona experiências de resultados duvidosos, como foram os casos de Jade Picon na novela "Travessia" e dos influenciadores que passaram vergonha ao assumir as reportagens da cobertura dos desfiles de escola de samba no Carnaval de 2024.

A escolha de Fred Bruno para ser o novo âncora do Globo Esporte faz parte desse esforço da Globo de pescar na internet talentos que tenham condições e expertise de dialogar com um público que vive conectado, mas que tenham estofo para agradar uma audiência mais conservadora. Não seria exagero afirmar a era dos jornalistas influencers com Fred Bruno na apresentação do noticiário esportivo mais visto do Brasil.

Fred Bruno diz que trabalhar na Globo era sonho de antes do BBB
Fred Bruno diz que trabalhar na Globo era sonho de antes do BBB Imagem: Paulo Tauil / BrazilNews

Afirmo que Fred Bruno é um jornalista influencer e não um influencer jornalista, porque, antes de tudo, ele cursou uma faculdade, se preparou e iniciou sua carreira como repórter em um canal esportivo no YouTube, que o alçou ao panteão das celebridades digitais.

Foi no digital também que ele pôde experimentar formatos, desenvolver uma persona como apresentador e ganhar bagagem para alçar voos maiores como comandar o Globo Esporte.

Fred Bruno entende do riscado e não está caindo de paraquedas como é o caso de influenciadoras que se arriscam na teledramaturgia. Em seus dois primeiros programas como titular do Globo Esporte, ele se mostrou à vontade na função e já se distanciou do jeito de seu antecessor, Felipe Andreoli.

Fred Bruno une duas qualidades essenciais para a TV atual: domina o tema que trabalha e possui uma comunidade de 12 milhões de seguidores só no Instagram. Ouso dizer que o perfil de Fred Bruno pautará escolhas de âncoras de telejornais num futuro muito próximo.

Tal qual tem acontecido nas novelas e nas séries, que têm baseado parte de suas escalações em número de seguidores, não bastará ser um jornalista talentoso e preparado, também será necessário cultivar uma comunidade online que possa reverberar suas mensagens na internet.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

36 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


André

Eu achei ele perdido, sem pique e fora do contexto! Globo Esporte já foi bom! Decaiu e ele é apenas a pedra que leva ao fundo do poço 

Denunciar

Tatiane Marcolongo de Oliveira

Esse sósia do Neymar é péssimo. Voz horrível, dicção indecifrável. A escolha é perfeita para quem passa o dia inteiro assistindo vídeos no tik Tok. Imagino como devam se sentir desprestigiados os jornalistas esportivos da globo...

Denunciar

Linduarte Siqueira Borges

Escolha infeliz da Globo, está acabando com o Globo Esporte, melhor seria manter os apresentadores anteriores. O Fred está totalmente perdido, parece mais um apresentador de talk show;

Denunciar