Topo

Roberto Sadovski

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Trailer de 'Besouro Azul' sugere uma aventura de super-heróis sem riscos

Colunista do UOL

03/04/2023 17h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O primeiro trailer de "Besouro Azul", com Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, traz um recorte de todo filme de super-heróis moderno. Tem o adolescente inseguro de Homem-Aranha. Existe uma conspiração corporativa como em Homem-Formiga - incluindo a "protagonista que trabalha para o vilão".

O herói até usa uma armadura de combate como a do Homem de Ferro, e que conversa com ele como o traje tecnológico de Peter Parker. Algumas cenas parecem retiradas de produções tão diferentes como "Superman - O Retorno" e "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis". Mais genérico, impossível.

Por outro lado, "genérico" parece ser exatamente o que a DC precisa agora. Com o estúdio ainda engolindo o fracasso de "Shazam! Fúria dos Deuses" nas bilheterias, e a renovação encabeçada por James Gunn agendada para começar só em 2025 com "Superman Legacy", seguir o caminho mais seguro com um filme absolutamente sem surpresas pode ser a opção mais inteligente.

O Besouro Azul não é, afinal, um personagem minimamente conhecido fora da bolha dos fãs de gibis. Sua chegada ao cinema representa uma folha em branco para que sua história seja reescrita. Xolo é Jaime Reyes, adolescente texano que cria uma relação simbiótica com um escaravelho de tecnologia avançada.

O artefato termina em suas mãos e lhe confere superpoderes, como voo, superforça e a habilidade de construir armas usando a força do pensamento (como o Lanterna Verde). Ele é, então, obrigado a enfrentar a empresa que aparentemente desenvolveu o escaravelho, encabeçada pela personagem de Susan Sarandon. Justamente o lugar onde Bruna Marquezine trabalha.

O trailer traz uma ou outra referência ao Besouro Azul dos quadrinhos, mostrando o traje de suas duas outras versões nos gibis. Isso só vai interessar ao nerd hardcore que deve esmiuçar cada frame da prévia. Para o resto do planeta, "Besouro Azul" sugere uma aventura infantojuvenil bem humorada e movimentada, apostando na representatividade latina, que ainda não teve um super-herói para chamar de seu. Pode funcionar, mesmo que a gente já tenha visto esse filme antes.