Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Os 11 melhores filmes baseados em desenhos animados (sim, até o He-Man!)

Quando "As Tartarugas Ninja" chegou aos cinemas em 1990, foi um baque. Afinal, a adaptação do desenho animado matinal, colorido e bobão, surgia como um filme mais intenso que esperado. Fiel ao espírito dos quadrinhos originais, sim. Mas desalinhado com a imagem pública dos personagens. Não que tenha feito alguma diferença: a aventura foi um sucesso retumbante.

Hollywood, claro, abriu o olhão. Como em uma fileira de dominós despencando, de repente todo desenho animado se tornava candidato a ganhar uma versão live action no cinema. Para ajudar o movimento, "Jurassic Park" explodiu no começo dos anos 1990 como um salto tecnológico que permitiria, com fidelidade até então impensada, levar uma baciada de cartoons para a tela grande.

O que se viu nos anos seguintes foi uma corrida para espremer o caldo de desenhos adaptados para o cinema, primeiro com um ar de novidade, em seguida como o curso normal de uma indústria que vive, também, de resultados financeiros. Não que "As Tartarugas Ninja" tenha sido o pioneiro — animações da TV já haviam dado o salto para o multiplex antes —, mas foi o gatilho de uma nova onda.

Regras são regras!

Se muitos filmes nessa leva foram massacrados pela crítica na época de seu lançamento, o tempo ajudou a recalibrar a expectativa e enxergar muitas aventuras animadas com gente de carne e osso como as produções bobas, infantis e despretensiosas que elas sempre foram. Alguns resistiram ao tempo. Outros ("Mr. Magoo", "Inspetor Bugiganga", "As Aventuras de Alceu e Dentinho") merecem mesmo o esquecimento.

Na lista a seguir, elenquei alguns filmes por vezes detonados, mas que proporcionam fácil duas horinhas de diversão. Minha lista, minhas regras: só vale versões live action (nada de "Os Simpsons", "Bob Esponja", "Beavis e Butt-Heat Detonam a América" ou "Batman - A Máscara do Fantasma") que tiveram lançamento no cinema. Por falar em cinema, corra para assistir a "As Tartarugas Ninja: Caos Mutante". É um filmaço que lembra como era bacana ser criança!

11 OS FLINTSTONES: O FILME
(The Flintstones, Brian Levant, 1994)

'Os Flintstones'
'Os Flintstones' Imagem: Universal
Continua após a publicidade

A versão para cinema de um dos desenhos animados mais festejados da história era aguardada com ansiedade. Com produção de Steven Spielberg (ou "Spielrock"), "Os Flintstones" brilhou na direção de arte, que reproduziu com exatidão assombrosa o mundo animado da cidade de Bedrock. O elenco bacana, encabeçado por John Goodman e Rick Moranis, ajudou a encarar o roteiro bobão. Um barato!

10 SCOOBY-DOO
(Scooby-Doo, Raja Gosnell, 2002)

'Scooby-Doo'
'Scooby-Doo' Imagem: Warner

Hoje a turma da Máquina Mistério pode não causar a mesma comoção, mas no começo do novo século o primeiro filme com a turma do Scooby — criado aqui como um personagem digital — era tão esperado quanto uma nova aventura do Batman. O roteiro de James Gunn toma liberdades em cima da repetição temática da animação (os fantasmas aqui são reais!), e Matthew Lillard é uma revelação como Salsicha!

9 GASPARZINHO, O FANTASMINHA CAMARADA
(Casper, Brad Silberling, 1995)

'Gasparzinho'
'Gasparzinho' Imagem: Universal
Continua após a publicidade

Lançado dois anos depois de "Jurassic Park", "Gasparzinho" foi um grande laboratório. Pela primeira vez, um filme teria seu protagonista criado inteiramente como um efeito digital, que interage o tempo todo com os atores de carne e osso. No caso, sua "parceira" é interpretada por Christina Ricci. Como se tornou regra em boa parte dos desenhos adaptados para o cinema, "Gasparzinho" trocou o tom escapista por uma temática mais sombria. Vai entender. Os anos 1990 foram esquisitos!

8 GEORGE, O REI DA FLORESTA
(George of the Jungle, Sam Weisman, 1997)

'George, o Rei da Floresta'
'George, o Rei da Floresta' Imagem: Disney

Com Brendan Fraser à frente, "George, o Rei da Floresta" mostrou a maneira certa de adaptar um desenho para o cinema. A fórmula abraçada pelo diretor Sam Weinsman foi "se não está quebrado, não conserte". Assim, o filme manteve o senso de humor e aventura do desenho, não abrindo mão se seu leque de coadjuvantes animais, ao mesmo tempo em que usou os elementos familiares para criar uma história inédita. Acima de tudo, "George" exala charme. Tarzan estaria orgulhoso!

7 MESTRES DO UNIVERSO
(Masters of the Universe, Gary Goddard, 1987)

'Mestres do Universo'
'Mestres do Universo' Imagem: Cannon/Columbia
Continua após a publicidade

A adaptação das aventuras do herói He-Man chegou aos cinemas atrasada, quando a fama do personagem já evaporava. Pior ainda: produzido pelo afamado estúdio Cannon, o filme teve seu orçamento mutilado e o diretor Gary Goddard terminou sem grana para recriar o mundo de Etérnia e seus personagens mais festejados, como o duende Gorpo e o poderoso Gato Guerreiro.

Mesmo assim, "Mestres do Universo" ganhou status de filme cult, uma pérola do fracasso que cresce a cada revisão. Dolph Lundgren mal consegue completar uma frase inteira como He-Man, a ação foi transferida para a Terra e concentrada em um subúrbio, e Frank Langella destrói tudo como o vilão Esqueleto. Entre os "bons filmes ruins" da história, "Mestres do Universo" ocupa o pódio!

6 POPEYE
(Popeye, Robert Altman, 1980)

'Popeye'
'Popeye' Imagem: Paramount/Disney

O marinheiro de pavio curto foi criado como tira de quadrinhos em 1929, cresceu como série animada no cinema nos anos 1930 (com curtas produzidos pelos Estúdios Fleischer), e finalmente se popularizou na TV nos anos 1960. Sua versão para o cinema saiu da gaveta quando a Paramount perdeu os direitos de adaptar o musical "Annie". "Popeye" foi entregue ao gênio Robert Altman e desenvolvido como — adivinhe! — um musical!

Talvez o filme entre para a história por ser a estreia de um certo Robin Williams no cinema. Depois de iniciar sua carreira na televisão, o ator caprichou no salto para a tela grande e fez de seu Popeye um espelho perfeito de sua versão animada. No filme, o marinheiro chega em uma cidade costeira em busca do pai desaparecido, se apaixona por Olivia Palito (Shelley Duvall) e descobre a força do espinafre!

Continua após a publicidade

5 SPEED RACER
(Speed Racer, Lana e Lilly Wachowski, 2008)

'Speed Racer'
'Speed Racer' Imagem: Warner

Logo em sua primeira cena de "Speed Racer", adaptação das irmãs Wachowski para um dos animes mais celebrados da cultura pop, a impressão genuína é que as cineastas inventaram cores novas para adicionar em sua paleta. Tudo aqui é exageradamente colorido, inventivo, acelerado e hipnotizante. Um filme verdadeiramente à frente de seu tempo.

Em 2008, contudo, "Speed Racer" foi injustamente recebido com indiferença. Os anos o transformaram com razão em objeto de culto, uma produção revolucionária em todos os sentidos, com seus cenários virtuais e ação digital que traduz em filme a pop art impressa em cada fotograma da animação.

Emile Hirsch é um charme como Speed, em uma trama que o coloca entre sua família e sua carreira. Ah, e o Corredor X é o herói que a gente nem sabia que precisava!

4 GARFIELD: O FILME
(Garfield: The Movie, Peter Hewitt, 2004)

Continua após a publicidade
'Garfield'
'Garfield' Imagem: Fox

Reza a lenda que Bill Murray topou emprestar sua voz ao gato mais preguiçoso do planeta ao ler, nos créditos, o nome do roteirista Joen Cohen — que ele confundiu com Joel COEN, irmão de Ethan e com zero conexão com "Garfield". Contrato assinado, não há o que fazer. Melhor para nós, que ganhamos a voz mais cínica para o gato mais peculiar da cultura pop.

Criação do cartunista Jim Davis, Garfield começou sua carreira em tiras de quadrinhos, depois foi astro de uma série animada nos anos 1980. No filme, Garfield tenta resgatar o cachorro Odie, que ele mesmo fez com que fosse sequestrado por puro ciúmes de seu dono, Jon (Breckin Meyer).

A trama é bobinha e direcionada para crianças, mas só quem está morto por dentro não gosta de um gato laranja, com a voz de Bill Murray e que adora lasagna!

3 AS TARTARUGAS NINJA
(Teenage Mutant Ninja Turtles, Steve Barron, 1990)

'As Tartarugas Ninja'
'As Tartarugas Ninja' Imagem: New Line
Continua após a publicidade

E cá estamos com as tartarugas mutantes, adolescentes e ninjas criadas por Kevin Eastman e Peter Laird. O filme dirigido pelo genial Steve Barron — responsável pelo vídeo de "Take on Me", do A-ha, talvez o melhor da história — mistura o clima dos quadrinhos originais com o humor adolescente do desenho animado que fez dos personagens astros.

Ainda assim, "As Tartarugas Ninja" é um filme estranhamente violento para a petizada, mostrando-se uma aventura de artes marciais que, mesmo com pancadaria estilizada, acontece nos becos escuros e nos telhados esfumaçados de Nova York. A ação, criada com dublês usando a pesada roupa das Tartarugas, ainda impressiona. "As Tartarugas Ninja" é um triunfo do cinema independente e uma aventura que hoje, mais de três décadas depois, continua empolgante. Merece um cowabunga!

2 BUMBLEBEE
(Bumblebee, Travis Knight, 2018)

'Bumblebee'
'Bumblebee' Imagem: Paramount

Michael Bay levou a série animada para o cinema em 2007, e o primeiro "Transformers" é um filme surpreendentemente decente. Suas quatro continuações, contudo, viram a qualidade afundar, e um reboot leve foi encomendado. O resultado foi este prequel, "Bumblebee", que se mostrou a melhor decisão criativa de toda a série.

Ambientado no fim dos anos 1980, "Bumblebee" coloca o herói na Terra, onde ele é atacado e termina sem memória e preso na forma de um fusca. Resgatado pela adolescente Charlie (Hailee Steinfeld), Bee aos poucos retoma sua missão de proteger a Terra. Travis Knight fez uma aventura aos moldes das produções de Spielberg nos anos 1980 com nostalgia, ação e emoção. Um filme, sem trocadilhos, maior do que os olhos enxergam!

Continua após a publicidade

1 AS AVENTURAS DE PADDINGTON
(Paddington, Paul King, 2014)

'As Aventuras de Paddington'
'As Aventuras de Paddington' Imagem: Paris

Astro de uma série de livros infantis iniciada em 1958, o urso Paddington chegou à TV em 1976 e de lá não saiu mais. Um dos personagens mais emblemáticos da cultura pop britânica, ele finalmente migrou para o cinema em 2014 — e o mundo inteiro se derreteu com tanta fofura!

"As Aventuras de Paddington" mostra como o urso saiu de seu lar nas selvas do Peru para buscar uma nova vida em Londres. Ele tenta se encaixar na família Brown, é perseguido com uma taxidermista malvada (papel de Nicole Kidman) e sempre termina em alguma confusão ao tentar fazer a coisa certa.

O filme é uma jornada de autodescoberta de delicadeza e ternura imensas, uma aventura capaz de amolecer o coração mais empedrado. Se existe uma receita para a felicidade, pode acreditar, ela se chama "As Aventuras de Paddington"!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes