10 filmes de terror religioso para se assustar no sofá
Poucas coisas são mais assustadoras do que religião. Cultos organizados em torno de textos sagrados trazem, de forma nada sutil, uma coleção de sacrifícios, possessão, assassinatos, fanatismo e demonstrações por vezes devastadoras da Ira Divina. O cinema, claro, sempre está de olho.
A conexão do terror com a religião ganhou o mainstream com "O Exorcista", mas ao longo da história do cinema esse medo primordial sempre foi motor para produções bacanas. Com "Imaculada" em cartaz, pensei que seria um bom momento para selecionar um cardápio a ser deliciado no sofá, de preferência embaixo das cobertas.
Preparar uma lista assim, contudo, é sempre um convite à frustração dado o volume imperdoável de ausências. São filmes essenciais ou indisponíveis em streaming ou na prateleira somente para locação. Nada de "Os Demônios", de Ken Russell, ou "Príncipe das Sombras", de John Carpenter. Nada de "A Mão do Diabo" ou "O Exorcismo de Emily Rose", nada de "mãe!" ou "Saint Maud". Pecado supremo, nada de "O Bebê de Rosemary"!
Por outro lado, o garimpo a seguir traz velhos conhecidos e algumas surpresas, sugestões óbvias (pois, emblemáticas!) e alguns tesouros a serem descobertos. Melhor se cercar de todos os badulaques para proteção divina, acender uma vela e sentir medo, muito medo, em nome de quem nos observa das sombras. Boa sorte!
O EXORCISTA
(The Exorcist, 1973, Max)
Nenhuma lista com filmes de terror religioso estaria completa sem a obra de William Friedkin, que há mais de cinco décadas tirou o gênero do lado B da indústria e o jogou com fúria no mainstream. A adolescente Regan é possuída por um demônio, e cabe a dois padres realizar o exorcismo —mas isso, garanto, você já sabia!
O HOMEM DE PALHA
(The Wicker Man, 1973, Oldflix)
O diretor Robin Hardy explora o choque de um homem profundamente católico ao se deparar com uma manifestação religiosa a ele estranha. É o que acontece quando um policial é enviado a uma ilha no litoral escocês para investigar o desaparecimento de uma garota. Sua soberba católica, aliada ao poder da lei que ele acredita exercer, não demoram a ceder ante uma fé muito mais poderosa.
A PROFECIA
(The Omen, 1976, Looke)
Um casal americano morando em Roma —ele é um diplomata de seu país— percebe que seu filho de apenas 5 anos, Damian, pode esconder por trás da inocência infantil uma verdade assustadora: ele é o anticristo. O diretor Richard Donner embaralha o medo da fé e da paternidade em um thriller que não economiza nas imagens poderosas e assustadoras.
CARRIE, A ESTRANHA
(Carrie,1976, Prime)
Newsletter
O QUE FAZER EM SP
Qual a boa do fim de semana? Receba dicas de atrações, passeios, shows, filmes e eventos para você se planejar. Toda sexta.
Quero receberTalvez os estranhos e fascinantes poderes telecinéticos da adolescente Carrie não lhe custassem sua sanidade se sua mãe não fosse uma fanática religiosa dominadora e violenta. Ao proteger sua filha do "demônio", ela termina por liberar uma força mortal e irrefreável. O primeiro filme baseado numa obra de Stephen King permanece como um dos melhores.
[REC]
(2007, Prime/MUBI)
Presa em um edifício sinistro, uma repórter de TV e seu operador de câmera logo descobrem estar isolados contra uma horda de zumbis —no caso, pessoas aparentemente vítimas de um parasita que os transforma em feras sangrentas. A revelação nos últimos segundos do filme, contudo, muda tudo que até então tomávamos como verdade —e justifica a inclusão dessa pérola dos diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza nessa lista.
INVOCAÇÃO DO MAL
(The Conjuring, 2013, Max)
James Wan reacendeu a chama do terror de grande orçamento com este filme que mistura casa mal assombrada e possessão demoníaca. Nos anos 1970, o casal de investigadores paranormais Lorraine e Ed Warren ajuda uma família atormentada por um espírito maligno. "Invocação do Mal" foi o ponto de partida de um universo de terror compartilhado que, entre altos e baixos, segue firme.
A BRUXA
(The Witch, 2016, Globoplay)
Expulsos de uma comunidade puritana do século 17 por divergências religiosas, o colono William e sua família erguem sua fazenda às margens de uma floresta. Não tarda para uma bruxa raptar e sacrificar o bebê da família em um ritual pagão. Aos poucos, cada um vai tombar ante a influência do mal, restando à jovem Thomasin (Anya Taylor-Joy, em seu primeiro papel) encarar a verdadeira natureza do demônio. Coisa fina.
O LAMENTO
(Goksung, 2016, Adrenalina Pura Prime/Apple TV+)
Em um vilarejo nas montanhas da Coreia do Sul, aldeões matam suas famílias em um frenesi assassino. Um policial investiga o caso e aos poucos descobre que o vírus que tomou essas pessoas pode ser indício de possessão demoníaca. É o começo de uma espiral de loucura e violência que flerta com o folclore e a fé coreana, atacando seu elo mais frágil: a famíla.
APÓSTOLO
(Apostle, 2018, Netflix)
Um missionário reformado chega a uma ilha controlada por um culto para resgatar sua irmã. O que ele encontra são segredos que revelam uma comunidade tomada pelo extremismo religioso, devoção traduzida com imagens perturbadoras, violência extrema e os limites da perversidade humana. Gareth Evans ("Operação Invasão") dirige.
MIDSOMMAR - O MAL NÃO ESPERA A NOITE
(Midsommar, 2019 MGM+ Prime/Apple TV+)
É curioso como Ari Aster quebra neste seu segundo filme um cânone do cinema de terror. Em vez de conduzir a trama sob o manto da escuridão, ele escolhe mostrar rituais pagãos de uma vila isolada na Suécia sob a luz do Sol. Dani (Florence Pugh), jovem mergulhada em trauma e depressão, é arrastada para o lugar pelo namorado e seus amigos para testemunhar os festejos do início do verão. A experiência logo se traduz, em pleno dia, no mais puro terror.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.