Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Elenco conta como 'The Acolyte' explora segredos do passado de 'Star Wars'

Não existe Luke Skywalker em "The Acolyte". Também não há o Império ou a Aliança Rebelde. Darth Vader? Mas nem de longe. Na nova série dentro do universo "Star Wars", o que existe é um salto para o passado, ao menos uma centena de anos antes dos eventos mostrados em "A Ameaça Fantasma", até então o marco zero na cronologia da maior saga da cultura pop.

Para ficar dentro dos termos deste universo, "The Acolyte" é ambientada na era da Alta República, quando os cavaleiros Jedi estavam em seu auge como guardiões da paz na galáxia, antes do surgimento dos Sith e seu desvirtuamento maligno da Força. É uma folha em branco e um ponto de partida para quem está descobrindo "Star Wars" e não quer um manual para mergulhar neste mundo.

Criada por Leslye Headland, responsável pela série "Boneca Russa", "The Acolyte" usa a estrutura de um mistério policial para disparar a ação. A trama gira em torno de uma tragédia do passado que volta a assombrar quatro cavaleiros Jedi, guerreiros poderosos que se tornam alvo de uma jovem em busca de vingança. É "Star Wars" armando um tabuleiro diferente com peças familiares.

Amandla Stenberg em 'The Acolyte', série do universo 'Star Wars'
Amandla Stenberg em 'The Acolyte', série do universo 'Star Wars' Imagem: Lucasfilm

"A série mostra uma parte da cronologia que eu, como fã de 'Star Wars', sempre quis explorar", conta a atriz Amandla Stenberg, que assume um papel duplo na série e é o mais próximo que temos de uma protagonista. "Que é a história do surgimento dos Sith, de como eles saíram das sombras."

Ela se empolga. "É a época de Darth Plagueis, do começo da 'regra de dois', de aprendizes matando seus mestres!", continua, antes de pisar no freio. "Não estou confirmando nada, vou ficar quieta agora", diz Amandla em entrevista para Splash.

"The Acolyte" traz mais diversidade para seu elenco, em especial com a escolha do ator coreano Lee Jung-jae ("Round 6") como Mestre Sol, cavaleiro Jedi que assume a investigação do assassinato de um de seus pares.

Existe uma fatia de fãs de "Star Wars" que são refratários a qualquer menção de representatividade na "galáxia muito distante", mas é uma questão que não parece incomodar seu jovem elenco.

"Estou ciente do barulho dessa fração, claro, mas não é a questão", continua Amandla. "A galáxia tem tantas criaturas diferentes, com Jedis, usuários da Força, lordes Sith, é desde sempre um universo com muita diversidade. Isso ajuda pessoas de todo o mundo a criarem uma conexão."

Continua após a publicidade

Para a atriz, o foco é se conectar com os fãs que demonstram seu apreço, especialmente aqueles que nunca entraram no mundo de "Star Wars": "A possibilidade de abrir esse caminho é um privilégio".

Manny Jacinto em 'The Acolyte'
Manny Jacinto em 'The Acolyte' Imagem: Lucasfilm

São muitas, por sinal, as portas de entrada para a mitologia moderna criada por George Lucas, como bem exemplifica Manny Jacinto, que em "The Acolyte" interpreta Qimir, um trapaceiro envolvido na investigação conduzida pelos Jedi.

"Minha primeira lembrança é 'Pod Racer', jogo do Nintendo 64, que conheci quando criança quando fui ao dentista", explica. "Jogar antes de sentar naquela cadeira para tratar de cáries me trouxe uma faísca de alegria."

Ao contrário de Amandla Stenberg, ou de Dafne Keene ("Logan"), que aqui interpreta a aprendiz Jedi do Mestre Sol, Manny não teve de encarar nenhum treinamento para as sequências de ação na série, que adicionam artes marciais na coreografia de combate dos guerreiros —o que é demonstrado logo na cena de abertura da série, em que a personagem de Amandla enfrenta uma Jedi interpretada por Carrie-Anne Moss.

Quando pergunto a Manny se é frustrante não empunhar um sabre de luz em "The Acolyte", a resposta é imediata. "De forma alguma", dispara, sem hesitar. "Meu trabalho é fácil, só observo Amandla e Dafne suando à beça em seu treinamento." Ele reflete e encerra com uma risada: "Talvez um dia Qimir faça algo mais produtivo do que ficar bebendo no boteco".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes