Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Clube dos Vândalos' é 'triângulo amoroso não correspondido'

O aspecto mais curioso ao conversar com o elenco de "Clube dos Vândalos" foi perceber como, de certa, forma, os atores estavam em sintonia com seus personagens. Se Austin Butler ainda passa a aura do rebelde encantado com a subcultura das motocicletas, e Tom Hardy transmite a distância de um líder determinado a abandonar sua própria criação, é Jodie Comer quem se mostra mais assertiva a expor suas ideias sobre o filme.

"Fiquei impressionada com a ternura e a camaradagem em um grupo tão guiado pela testosterona", diz a atriz., que interpreta Kathy, uma jovem que se envolve com Benny (Austin Butler), o bad boy de um motoclube. Este, por sua vez, também tem a atenção do líder da gangue, Johnny (Tom Hardy). "De certa forma o filme é sobre o amor não correspondido entre os três", ressalta.

A ambientação de época, com eventos que remetem ao final dos anos 1960, chamaram a atenção de Tom Hardy. "Eu nunca pensei em olhar para a cultura de motocicletas como ela existe hoje", diz o ator. "Me concentrei unicamente no período retratado." O diretor Jeff Nichols foi ainda mais preciso. "Minha inspiração foram as imagens e entrevistas no livro de Danny Lyon", ressalta. "Toda pesquisa que fiz fora dos limites do livro me assustaram, vi coisas que não me trouxeram a mesma sensação."

Austin Butler e Jodie Comer em 'Clube dos Vândalos'
Austin Butler e Jodie Comer em 'Clube dos Vândalos' Imagem: Universal

Esse sentimento, expresso em "The Bikeridres", publicado em 1968, era a sensação de liberdade fora do radar das instituições, fora do sistema, aspecto que atraiu Austin Butler. "Senti que, a certa altura, Benny e a moto eram um só", teoriza o ator, que apesar do pai e avô motoqueirros, era impedido de pilotar por sua mãe desde que sua irmã sofreu um acidente em duas rodas.

"Meu pai me ensinou a pilotar em segredo, e essa paixão perdurou", conta. "Fazer esse filme foi fantástico porque me permitiu redescobrir essa paixão, especialmente dentro do meu trabalho. "Butler lembra da coletiva de imprensa do filme em Los Angeles, da qual foi embora em uma das motos usadas pela produção: "Seria divertido se pudesse fazer o mesmo quando terminássemos aqui".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes