Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que Eddie Murphy lançou 'Tira 4' na Netflix: 'O mundo todo vai ver!'

Eddie Murphy estreita os olhos para ver minha coleção de action figures. Quando digo que falta um boneco de Axel Foley, ele abre o sorriso de US$ 1 milhão e dispara: "Axel é o herói sem capa, é o sujeito comum que está lá quando a ocasião exige!". Ainda arremata: "Ele não é um super-herói".

Nem precisava ser. "Um Tira da Pesada 4: Axel Foley" driblou um lançamento nos cinemas e fez sua estreia na Netflix, colecionando elogios e despertando o sentimento nostálgico que se tornou um dos grandes motores da cultura pop.

"Estou muito feliz em lançar o filme com a Netflix", explica o astro. "Desde a pandemia, a frequência nos cinemas não é como antes, e eu queria que 'Um Tira da Pesada 4' fosse visto pelo maior público possível.

A experiência, e os resultados, poderiam ser outros, mas isso não incomoda Eddie. "Eu sei que no cinema havia a possibilidade de a gente ganhar uma fortuna. Mas esse filme é sobre alcançar o público, e no streaming serão centenas de milhões de pessoas."

Eddie Murphy fala sobre 'Um Tira da Pesada 4'
Eddie Murphy fala sobre 'Um Tira da Pesada 4' Imagem: Reprodução

Iniciada há quatro décadas, a série "Um Tira da Pesada" nunca esteve ausente. "Os filmes estão sempre em exibição", ressalta. "Seja em VHS e DVD, na TV a cabo ou no streaming, sempre tem alguém acompanhando o personagem." Essa sintonia o ajudou a recuperar Axel Foley para o novo filme: "Ele nunca foi esquecido".

Para Eddie Murphy, a conexão com o policial de Detroit que resolve casos em Beverly Hills é afetiva e, também, histórica. "Muitos filmes com protagonistas negros faziam sucesso, mas só nos Estados Unidos", lembra. "Quando lançamos 'Um Tira da Pesada', pela primeira vez um filme de ação com um ator preto teve sucesso no mundo inteiro."

O sucesso de ontem alimenta a nostalgia de hoje, elementos que, quando combinados, foram traduzidos em sucesso. "Essa conexão nostálgica é coisa do produtor Jerry Bruckheimer", diz. "Ele sabe fazer filmes."

Ainda assim, falta um boneco de Axel Foley em minha estante! Eddie ri e estrega a paixão: "Eu adoro o personagem, ele é meu Indiana Jones, meu James Bond."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes