Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Depois das pautas de 'Vai na Fé', 'Fuzuê' entrega chanchada só pra divertir

Mudança de tom na novela das sete. Depois de "Vai na Fé", que subiu a audiência do horário com o empoderamento da mulher preta e a execração do homem tóxico e abusador, "Fuzuê" estreou nesta segunda propondo uma chanchada alegre, divertida e sem muito compromisso.

Resumo da ópera (bufa): enquanto Nero (Edson Celulari) comemora ao lado dos filhos os 40 anos de sua loja popular Fuzuê, a arrogante Preciosa (Marina Ruy Barbosa) descobre que há um tesouro escondido na loja que pode salvar sua empresa de joias da falência. A novela de Gustavo Reiz deu as caras bebendo em duas tradições antigas das novelas da Globo.

A primeira é a da caça ao tesouro que move uma boa parte dos personagens, e que já movimentou novelas como "Corrida do Ouro" (1974), "Um Sonho a Mais" (1985) e "O Mapa da Mina" (1993). A segunda são as novelas de Silvio de Abreu, autor que consolidou o clima de chanchada tropical nas novelas das sete em "Guerra dos Sexos" (1983), "Cambalacho" (1986) e "Sassaricando" (1987). Muitas de suas novelas abriam com esse grande evento que unia boa parte do elenco para uma apresentação geral. A presença de Celulari, um dos atores mais presentes nas novelas de Silvio, ajudou a reforçar a impressão.

A direção de Fabricio Mamberti já deu nesse primeiro capítulo um tom homogêneo para o registro cômico dos diversos personagens. Em seu amor à primeira vista, Giovanna Cordeiro (a mocinha Luna) e Nicolas Prattes (o aparvalhado Miguel) já prenunciam ter a química necessária para um bom casal de novela. Marina Ruy Barbosa indicou que vai construir sua primeira vilã com toda a elegância e o olhar blasé que o público espera dela. Ao lado de Felipe Simas (seu marido, o deputado corrupto Heitor), reedita o casal que fez muito sucesso em "Totalmente Demais".

A lamentar só que o mundo de hoje exija das novelas todos os "spoilers" possíveis já no primeiro capítulo. Já nesta segunda descobrimos que Preciosa tem uma irmã perdida com quem terá que dividir seu tesouro - e as chamadas já nos informaram que a irmã é a mocinha Luna. O desafio de "Fuzuê" será manter o ritmo de surpresas em sua trama ao longo de mais de 150 capítulos. Será tarefa difícil, mas o coquetel inicial de comédia e ação com um elenco afiado já serviu pra fisgar o espectador.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes